Um camião de grande tonelagem, que fazia o trajecto distrito de Ribáuè/cidade de Nacala, pegou fogo em circunstâncias ainda desconhecidas, por volta de 00h00 de segunda-feira (18), no distrito de Meconta, na província de Nampula.
O camião transportava 100 fardos de algodão, que devido à intensidade do incêndio ficou totalmente reduzido a cinzas. Ainda é prematuro avançar os prejuízos resultantes deste incidente.
Mustaque Gulamo, proprietário do veículo em causa, disse ao @Verdade que não sabe o que terá originado o incêndio, mas este começou com uma explosão durante a marcha. Momentos depois ele surpreendeu-se com o fogo no atrelado.
“Pedimos socorro à população que de imediato se fez ao local com tambores de água para debelar o fogo. Momentos depois apareceu o corpo de salvação pública mas só por volta das 08h00 desta terça-feira é que o fogo foi extinto”, explicou Mustaque Gulamo.
Apurámos que na operação foram gastos mais de cinco mil litros de água, que era transportada de Namialo à Meconta. A distância entre os dois potos é de cerca de 10 quilómetros.
Em consequência do sinistro, o atrelado do camião ficou parcialmente danificado, para além de ter condicionado trânsito no local. Refira-se que o algodão era da Sociedade Algodoeira de Namialo (SANAM) e tinha como destino o Porto de Nacala, a partir de onde seria exportado.