Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Caia – Gergelim rende 81 milhões de Meticais

Heróis nas ruas de Maputo

A venda de gergelim rendeu as camponeses de Caia, província de Sofala a quantia de 80.943.175 Meticais. Com efeito, foram comercializadas 3237,7 toneladas desta cultura de rendimento, que já constitui aposta pelo sector familiar, dado o facto de os preços praticados serem relativamente altos, comparados com os de algodão, que está a ser relegado para segundo plano.

O @Verdade soube de José Paulo Domingos Saguate, director distrital de Actividades Económicas, que em Caia as 18 mil famílias camponesas têm vindo a aumentar de safra em safra a sua produção. Exemplifi cando, disse que na campanha anterior, o sector familiar produziu e comercializou 1133,4 toneladas de gergelim.

“A cultura de gergelim está a permitir que as pessoas tenham dinheiro e com o mesmo, obviamente, adquirem outros produtos que acham que lhes fazem falta” – comentou Saguate, anotando que o sector que dirige não está de braços cruzados, pois continua a sensibilizar os camponeses de modo a não ver só as culturas de rendimento como a tábua de salvação, se se atender ao facto de que se regista uma crise mundial no que diz respeito de alimentos, sobretudo os cereais.

Espera-se que na campanha 2008/09 a área de cultivo de gergelim seja de 8.140 hectares, contra 7.400 da safra anterior. A mapira de ciclo curto, igualmente, está a ser a aposta dos camponeses, de acordo com Saguate, que acrescentou que foram comercializadas no distrito de Caia 60,5 toneladas, rendendo aos produtores 423.500 meticais. As quantidades são ínfi mas, porque a cultura está a ser introduzida agora. “Estamos a sensibilizar os camponeses para que vejam nesta cultura uma das apostas certas, porque dá dinheiro e pode-se comer”, disse o nosso entrevistado.

No entanto, o algodão rendeu aos camponeses 4.779.086,65 Meticais, resultantes da venda de 773,82 toneladas, quantidade que é tida como sendo bastante pequeno, comparativamente às que têm vindo a ser produzidas nas safras anteriores. Campanha agrícola Em Caia, na campanha fi nda (2007/08), foram lavrados 43.529 hectares de culturas diversas, tendo produzido no global 66.828 toneladas. Para a safra de 2008/09 foram planifi cados 43.707 hectares, esperando-se uma produção de 113 mil toneladas de culturas diversas.

São factores que concorrem para uma previsão de crescimento de áreas de produção agrícola em Caia, o empenho dos camponeses, a existência de terras férteis, condições hídricas, prática de preços justos, a previsão de chuvas regulares ao longo da campanha agrícola, crédito para o sector familiar, introdução nas associações ou grupos de camponeses de tecnologias aperfeiçoadas, sementes melhoradas, tracção animal, a promoção de culturas alimentares e de rendimento e o melhoramento de capacidade técnica e material dos extensionistas.

Dos 247.700 hectares disponíveis em Caia, 135 mil são considerados aptos para actividades agrícolas. Desta área, 60 mil hectares reúnem condições para irrigação. O sector familiar ocupa cerca de 40 mil hectares de terra, enquanto que o privado ocupa 8.128 hectares, correspondendo a 29.6 porcento, respectivamente, da área disponível para as actividades agrícolas. Soubemos que o sector fl orestal tem um potencial de cerca de 50 mil hectares para exploração, correspondendo a 20 porcento da área global. No que dis respeito à pecuária, a nossa fonte revelou que o distrito de Caia possui 3328 cabeças de gado bovino, 15.780 caprinos e 7.170 suínos. Foram registadas 97.825 aves.

O número de gado bovino tem vindo a aumentar anualmente. A título de exemplo, em 2006 havia em Caia apenas 830 cabeças, em 2007 subido para 2.435 animais. No presente ano o arrolamento pecuário indicou a existência de 3328 unidades.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!