O principal partido da oposição em Cabo Verde, o MpD, aceitou os resultados das eleições parlamentares que dão a vitória ao partido PAICV, que está no poder há uma década. O primeiro-ministro, José Maria Neves, disse que se tratava de uma “vitória histórica”.
“O PAICV conseguir renovar a maioria absoluta. Queria também dizer a todas as cabo-verdianas e cabo-verdianos que recebemos esta vitória com muita humildade”, prosseguiu o PM. A campanha de José Maria Neves apoiou-se no crescimento económico de Cabo Verde, que está a atrair um número crescente de turistas europeus.
Mas a oposição criticou o Governo pelas taxas de desemprego. Problemas técnicos atrasaram a publicação dos resultados oficiais, que desagradaram o líder do MpD, Carlos Veiga e António Monteiro, líder da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática, UCID.
A UCID voltou a eleger dois deputados por S.Vicente, ficando muito longe dos seis mandatos inicialmente previstos. Como tal, António Monteiro decidiu colocar o cargo de líder à disposição dos seus pares.