Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Verde é o 27º mais democrático do mundo

O País lusófono africano, Cabo Verde, ocupa a 27ª posição no ranking dos países mais democráticos do mundo num universo de 165 países e dois territórios, indica o relatório do “Economy Intelligence Unit – Democracy Index (EIU-DI)” da revista britânica «The Economist».

Informações divulgadas pela agência Panapress referem que no EIUDI 2010, Cabo Verde subiu sete posições ao melhorar a sua pontuação de 7,81 para 7,94, passando assim do 34º para o 27º lugar, o que coloca o arquipélago à frente de países de destaque a nível mundial como a Itália (29º), a África do Sul (30º), França (31º) e o Brasil (47º).

Num comunicado de imprensa a respeito, o Governo cabo-verdiano sublinhou que a melhoria da classificação “realça os grandes progressos que Cabo Verde tem registado, em termos da consolidação da democracia, o que resulta, igualmente e em grande medida, das muitas reformas e dos investimentos nos últimos anos no País”.

“Essas reformas preconizam o reforço das liberdades e garantias dos cidadãos e a reunião de todas as condições, legais e factuais, para a realização de eleições livres e transparentes” – sublinha a nota.

O Índice de Democracia, elaborado pela Economist Intelligence Unit e que já vai na sua terceira edição, é um estudo da democracia que centraliza a sua atenção em cinco categorias gerais: processo eleitoral e pluralismo, liberdades civis, funcionamento da participação governamental, política e cultura política.

No topo da lista da classificação está a Noruega com 9,80 pontos, seguida de países como a Islândia, a Dinamarca, a Suécia e a Finlândia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!