Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cabo Delgado, Niassa e Tete em risco de serem contaminadas por doenças de gado bovino

As províncias nortenhas moçambicanas do Niassa e Cabo Delgado e a central de Tete poderão, a qualquer momento, ser atacadas por duas doenças que estão a dizimar o gado bovino da Tanzânia e Zâmbia, segundo alerta a Direcção Nacional de Serviços de Veterinária do Ministério moçambicano da Agricultura.

Como medidas preventivas, aquela instituição estatal afirma estar para breve o início do trabalho de recolha de amostras de sangue do gado bovino que se movimenta ao longo das fronteiras com aqueles dois países, segundo Florência Cipriano, directora nacional dos Serviços da Veterinária, indicando como doenças que se registam na Tanzânia e Zâmbia a Peste de Pequenos Ruminantes e Pleuro Pneumonia Contagiosa Bovina (PPCB).

Cipriano estimou, entretanto, em seis o número de doenças que têm fustigado Moçambique a partir das suas fronteiras, entre as quais as duas nomeadas acima. Ela falava esta quintafeira, no Maputo, durante um encontro de preparação do plano nacional de prevenção, preparação e resposta rápida a emergências de doenças de animais transfronteiriças.

Até finais de 2011, este plano deverá ser submetido à coordenação regional da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) para esboço de uma acção conjunta de prevenção e combate contra doenças transfronteiriças dos animais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!