A cooperação militar entre Moçambique e o Brasil irá ganhar uma nova dinâmica este ano com a materialização de alguns pontos que constam no acordo conjunto assinado pelos dois países.
Segundo anunciou o Ministro brasileiro da Defesa, Nelson Jobim, que se encontra de visita a Moçambique, os dois países pretendem levar a cabo um programa de formação de pilotos moçambicanos.
Para a facilitar esta actividade de formação, o Brasil irá oferecer aviões da marca P27 à Moçambique.
O governante brasileiro falava, a jornalistas, momentos depois de manter um encontro com o seu homólogo moçambicano, Filipe,Nyusi.
“O número de aviões a transferirmos para Moçambique havemos de avaliar quando voltarmos ao Brasil”, disse o Ministro brasileiro, garantindo que o primeiro avião vai chegar ao país dentro dos próximos dias.
Ainda no seu contacto com a imprensa, Jobim fez saber que a cooperação entre os dois países irá se estender para o domínio da manutenção da paz.
O acordo entre os dois países prevê ainda que, futuramente, o Brasil poderá enviar para Moçambique o seu pessoal militar para beneficiar de formação na Academia Militar Samora Machel, localizada na província nortenha de Nampula.
Durante o seu encontro, os dois ministros assinaram um acordo de cooperação na área da Defesa.
Brasil forma pilotos moçambicanos Ainda hoje, o Ministro brasileiro foi recebido em audiência pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, e visitou alguns estabelecimentos militares localizados na cidade de Maputo.