Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Boane: comercializar excedentes para combater pobreza

A governadora da província de Maputo, Maria Jonas, apelou, segunda-feira, a população do distrito de Boane a comercializar, de forma sustentável, os excedentes agrícolas, como um meio de geração de rendimento e, consequentemente, de combate a pobreza.

Jonas discursava na sede distrital de Boane por ocasião das comemorações do 24º aniversário da sua elevação a categoria de vila.

“A população de Boane tem uma riqueza em suas mãos. Mas é preciso comercializar, de forma racional, os excedentes que estão a nossa disposição, para gerar rendimento e podermos comprar os utensílios de que precisamos mas que não temos”, disse.

A celebração do vigésimo quarto aniversário da elevação do povoado de Boane à categoria de Vila deve ser, segundo Maria Jonas, “um momento de júbilo, mas sobretudo de reflexão sobre o que é que os que vivem nesta bela vila pretendem da mesma”.

“Acreditamos que o desejo da população de Boane é o desenvolvimento, a vitória na luta contra a pobreza absoluta, o progresso e o bem-estar, objectivos que podem ser alcançados se continuarmos a lutar como temos vindo a fazer até agora, unidos e com espírito de equipa”, sublinhou a governadora.

Jonas enalteceu o empenho da população de Boane que tudo tem feito para voltar a ser o grande dinamizador da economia da província, depois dos anos difíceis da guerra dos 16 anos.

“Em pouco tempo, as infra-estruturas económicas estão a funcionar em pleno, empregam milhares de pessoas, as associações e cooperativas de camponeses estão a produzir muita comida, muitos cidadãos estão a beneficiar-se do Fundo de Desenvolvimento Distrital para gerar emprego, comida e ganhar algum dinheiro”, afirmou a governadora, defendendo ser necessário aproveitar mais as oportunidades que existem neste distrito.

Jonas disse, por outro lado, ser desejo do Governo provincial ver a Vila de Boane a crescer cada vez mais e continuar a merecer a distinção de bom desempenho como aconteceu no passado recente, quando alcançou e superou as metas a que se havia proposto a alcançar.

“Queremos hoje apelar a toda a população de Boane que se empenhe cada vez mais na luta contra a pobreza absoluta e ainda na valorização e conservação do rico património histórico que os tempos depositaram nesta terra de heróis”, sublinhou.

Diversas actividades culturais e recreativas, para alem de mensagens alusivas a data, marcaram as comemorações do 24º aniversário da vila de Boane. Antes de participar desta cerimónia, Maria Jonas dirigiu as celebrações do Dia Mundial de Luta Contra a Malária, que ao nível da província tiveram lugar na vilasede do posto administrativo da Machava, no Município da Matola.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!