Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Benito Mussolini, um agente britânico por 6.400 euros semanais

O ditador facista italiano Benito Mussolini teve uma breve carreira de espião a soldo dos serviços de inteligência britânicos, que pagavam a ele o equivalente a 6.400 euros por semana, anunciou na quarta-feira o jornal The Guardian. Em 1917, então um jornalista de 34 anos, Mussolini foi recrutado pelo MI5 para fazer campanha em favor da manuntenção da Itália ao lado dos aliados durante a 1ª Guerra Mundial, segundo o jornal que cita Peter Martland, um historiador que trabalha na universidade inglesa de Cambridge.

“O aliado menos confiável do Reino Unido durante a guerra nesta época era a Itália, após a retirada do conflito da Rússia revolucionária”, explicou Martland. “Mussolini recebia 100 libras por semana a partir de outubro de 1917 e durante no mínimo um ano para manter a campanha a favor da guerra”, ou seja, o equivalente a aproximadamente 6.400 euros actualmente, continuou.

Os pagamentos foram autorizados por Sir Samuel Hoare, deputado britânico e representante do MI5 em Roma, que mencionou em suas memórias em 1954 o recrutamento pelos serviços britânicos do futuro Duce. Além da publicação de artigos em favor da guerra em seu jornal “Il popolo d’Italia”, Mussolini também teria garantido a seu recrutador que estava disposto a enviar veteranos italianos para esmagar manifestantes pacifistas.

“Era muito dinheiro para dar a um jornalista na época mas, em comparação com os 4 milhões de libras que o Reino Unido gastava diariamente na guerra, isto representava uma gota d’água”, destacou o Martland. “Não tenho nenhuma prova disso, mas acredito que Mussolini, conhecido por sua inclinação pelas mulheres, tenha gastado boa parte do dinheiro com amantes”, acrescentou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!