Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Diarreia mata quase 1,5 milhão de crianças a cada ano

Quase 1,5 milhão de crianças de menos de cinco anos morrem a cada ano de diarreia, segunda causa de mortalidade infantil depois da pneumonia, segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado nesta quarta-feira. “Estes dados de 2007 mostram uma evolução em baixa. Mas esta diminuição é essencialmente devido à diminuição da mortalidade das crianças de menos de cinco anos, que passou de 10,4 milhões em 2004 a 8,9 milhões em 2007”, explicou à AFP um responsável da OMS, o dr. Olivier Fontaine.

Em 2004, data dos últimos dados recolhidos sobre a questão, o número de mortes causadas pela diarreia entre as crianças subiu então a quase 2 milhões de vítimas. “O que é preocupante é ver que nossas actividades de informação não têm efeito porque a contribuição relativa da diarreia para a mortalidade total não mudou nos últimos anos”, continuou o doutor Fontaine.

No total, estas infecções diarreicas propagadas pelas águas sujas estão na origem de quase 18% das mortes de crianças no mundo, destacou. Além disso, apesar dos esforços realizados pelas organizações humanitárias, a diarreia é a segunda causa de mortes entre os mais jovens.

“Portando, existem tratamentos eficazes e pouco custosos, mas nos países em desenvolvimento, somente 39% das crianças com diarreia recebem os cuidados necessários”, lamentou a director da Unicef, Ann Veneman, citada em um comunicado. A OMS calculou em quase 50 milhões o número de crianças salvas graças ao tratamento com base de soro fisiológico e zinco desde sua adopção há 25 anos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!