Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Beira busca experiência na África do Sul

Uma delegação do Conselho Municipal da Cidade da Beira encabeçada pelo próprio Presidente, Daviz Simango, desloca-se na sexta-feira, a vizinha República da África do Sul afim de acompanhar experiências daquele País no âmbito da protecção costeira.

A delegação da autarquia da Beira integra ainda o Vereador da Área de Construção e Infra-Estruturas e o Director do Planeamento Físico ao nível do Município. Daviz Simango disse ontem à imprensa na Beira que a África do Sul está a implementar novas técnicas no âmbito da protecção costeira e a sua deslocação vai permitir tomar conhecimento dessa nova realidade.

“Trata-se de tecnologias novas e que ainda não tivemos acesso” – afirmou Daviz Simango, tendo acrescentado que os conhecimentos que espera adquirir na África do Sul serão aproveitados para convencer os vários parceiros e financiadores que desejam que a protecção costeira tome lugar na Cidade da Beira.

A questão da protecção costeira da Cidade da Beira é uma preocupação não só do Município como também dos Governos Provincial e Central. A Cidade da Beira está seriamente afectada por esse problema e corre o risco de desaparecer a qualquer momento caso medidas efectivas não sejam tomadas atempadamente.

A erosão costeira já consumiu parte da Cidade sobretudo na zona marginal da Ponta-Gêa, onde igualmente provocou a destruição de várias infra-estruturas entre as quais edifícios de habitação e um vocacionado a restauração e lazer, que havia sido baptizado com o nome de Veleiro, junto a Praça da Independência.

Recentemente o Município da Beira promoveu uma Conferência de Doadores na autarquia e a questão da protecção costeira foi apresentada como prioridade número um. O Autarca questionou ontem o Presidente do Município sobre os resultados dessa conferência, tendo dito que já há resultados concretos a vista. Daviz Simango afirmou que a deslocação amanhã a África do Sul é no quadro dos resultados dessa mesma conferência de doadores.

Afirmou ainda que no mesmo quadro esteve recentemente aqui na Cidade da Beira uma equipa da Alemanha. “A GTZ (Agência Técnica de Cooperação Alemã) também já nos contactou e já estivemos a trabalhar com eles durante quatro dias. Também já tivemos a oportunidade de sermos contactados por outras instituições internacionais” – afirmou.

Na terca-feira demanha, entretanto, o Presidente do Conselho Municipal da Beira reuniu com uma delegação do Alto Comissariado Sul Africano em Maputo, com a qual voltou a abordar a questão da necessidade urgente de se encontrar formas para garantir a protecção costeira da urbe. Segundo afirmou, a delegação Sul Africana que ontem visitou a Cidade da Beira deu garantias de que logo a seguir ao Campeonato Mundial de Futebol que se realiza naquele País da região serão iniciados contactos para ver até que ponto podem apoiar esta autarquia.

“Pensamos que estamos a dar o passo necessário, estamos a conseguir o desejado e esperemos que de facto os benefícios e as melhorias para a nossa cidade aconteçam” – enfatizou o autarca da Beira

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!