Com o objectivo de participar na fase preliminar do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino, marcado para o próximo mês de Março, em Lusaka, capital da Zâmbia, a selecção nacional já trabalha desde a semana passada na capital do país.
O seleccionador nacional, Milagre Macome, divulgou na semana passada a lista dos 21 atletas convocados para equipa de “sonhos”, que no próximo mês de Março estará presente no Campeonato Regional da Zona IV em Lusaka, Zâmbia.
A lista é composta por quatro atletas do Ferroviário da Beira, campeão nacional; seis do vice-campeão, o Maxaquene; três do Ferroviário de Maputo, campeão da cidade; cinco do Desportivo; dois do Costa do Sol e um da A Politécnica.
No certame, qualificativo para o Campeonato Africano da modalidade a ter lugar no próximo mês de Agosto na capital da Costa do Marfim, Abijan, Moçambique terá como adversários a equipa anfitriã, a África do Sul, o Zimbabwe e o Botswana. Os treinos decorrem desde quarta-feira da semana passada no pavilhão anexo do Estrela Vermelha.
No entanto, até ao fecho desta edição (dia 16), o conjunto ainda não estava completo devido a questões logísticas, nomeadamente o transporte e estadia dos atletas provenientes da cidade da Beira.
Eis a lista final convocados:
Ferroviário da Beira: André Velasco, Armando Baptista, Ismael Noormamad e Luís de Barros;
Maxaquene: Fernando Manjate, Stélio Nuaila, Sílvio Letela, Sérgio Macuácua, Samora Mucavel e Mário Uamusse;
Ferroviário de Maputo: Custódio Muchate, Ermelindo Novela e Octávio Magoliço;
Desportivo de Maputo: Augusto Matos, Amarildo Matos, David Canivete, Igor Matavel e Pio Matos;
Costa do Sol: Baggio Chimondzo e Sérgio Andrade. A Politécnica: Carlos Marinze.