Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Opositor venezuelano Capriles pede prova de vida de Chávez

O líder da oposição venezuelana, Henrique Capriles, pediu, esta Quarta-feira (16), uma prova de vida do presidente Hugo Chávez, que não é visto nem ouvido desde a sua cirurgia contra o cancro em Cuba há cinco semanas.

A assinatura de Chávez apareceu no diário oficial venezuelano, esta Quarta-feira, a decretar a nomeação do seu novo chanceler, embora a publicação tenha erroneamente o colocado em Caracas.

“Se o presidente da República pode assinar decretos, peço a ele que se mostre, que fale à Venezuela”, disse Capriles na sua posse para um novo mandato como governador do Estado de Miranda.

“Ele deve nos dizer tudo o que está a acontecer no governo porque o que temos na Venezuela é desgoverno.”

As autoridades dizem que Chávez, de 58 anos, está a melhorar, apesar do seu estado grave após a quarta cirurgia à qual submeteu-se a 11 de Dezembro por um cancro primeiramente detectado na região pélvica nos meados de 2011.

Muitos venezuelanos suspeitam, porém, que ele possa estar a morrer ou incapaz de voltar à vida activa após 14 anos no comando do país sul-americano de 29 milhões de habitantes.

A aparição da assinatura de Chávez deixou os venezuelanos a perguntarem-se se o presidente havia assinado o decreto a partir do seu quarto de hospital ou se os seus funcionários poderiam ter escaneado uma assinatura antiga.

Os aliados insistem que Chávez permanece no comando e está a dar instruções a partir de Cuba, o que enfurece a oposição, que diz que Havana tornou-se a capital da Venezuela.

Se Chávez renunciar ou morrer, o que levaria o país a convocar eleições, Capriles, de 40 anos, provavelmente concorrerá novamente à Presidência após ser derrotado em Outubro.

Ele enfrentaria uma dura luta contra o sucessor apontado por Chávez, o vice-presidente Nicolás Maduro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!