Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CAN 2013: arranca este sábado na África do Sul

Arranca este sábado (19), até 10 de Fevereiro próximo, na África do Sul, a 29ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN). É a segunda vez que aquele país acolhe o certame. A primeira foi em 1996 e venceu. Esta edição deveria ter lugar na Líbia, mas os acontecimentos que fustigaram aquele país e culminaram com o derrube e morte de Muhamar Khadafi, obrigou a Confederação Africana de Futebol (CAF) a transferir o evento para a terra do rand.

Participam 16 selecções, das quais os Tubarões Azuis, ou seja, a selecção nacional de futebol de Cabo Verde, participa pela primeira vez. Os Camarões, também conhecidos por Leões Indomáveis, são os grandes ausentes.

Será a primeira vez que o evento acontece em anos ímpares. A próxima edição do CAN terá lugar em Marrocos, em 2015.

Transporte garantido

A agência sul-africana de Passageiros dos Caminhos de Ferro (PRASA), assinou um acordo com a CAF e com o Comité Organizador (LOC) para ser o transportador dos simpatizantes da 29ª edição do CAN 2013. O serviço estará disponível apenas na abertura e no enceramento do torneio, isto é, nos dias 19 de Janeiro e 10 de Fevereiro.

O assentimento entre as partes preconiza a disponibilização de comboios para transportar gratuitamente os adeptos e os fãs de diferentes equipas, entre as cidades metropolitanas de Gauteng e KwaZulu-Natal. O transporte é somente válido para torcedores com bilhetes, oficiais e jornalistas devidamente acreditados para cobrir a grande festa desportiva africana.

Na província de Gauteng, a PRASA disponibilizará 20 comboios que deslocar-se-ão ao Estádio Nacional, provenientes de Pretória, Joanesburgo, Soweto e Vereeniging. O terminal será a Estação de Nasrec.

Para a província do KwaZulu-Natal, os adeptos do futebol terão acesso a 26 comboios, que partirão do suborbio de uMlazie KwaMashu até o Estádio Moses Mabhida. Cada locomotiva tem capacidade para transportar cerca de dois mil passageiros e os 40 mil para os diferentes estádios que irão acolher os jogos.

Acordo que irá superlotar os estádios

O presidente do Conselho de Administração do Comité Organizador Local do CAN, Mvuzu Mbebe, o acordo assinado com a PRASA vai permitir a superlotação dos estádios. O sistema de transporte beneficiará grande parte de adeptos do futebol porque sem este serviço experimentariam dificuldades para se deslocar aos estádios e no regresso às suas casas.

De acordo com o secretário-geral da CAF, Hicham El Amrani, até esta terça-feira (15) os bilhetes disponibilizados para o jogo de abertura haviam sido liquidados. Foram disponibilizados mais três mil bilhetes.

Refira-se que a abertura oficial do certame está marcada para as 15 horas. Músicos provenientes de vários países africanos, com destaque para o sul-africano Ringo, irão actuar. Mais tarde, às 18 horas, a anfitriã África do Sul irá medir forças com o extreante Cabo Verde. Às 21 horas a Angola vai defrontar o Marrocos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!