Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Basquetebol: Moçambique prateado na África do Sul

Basquetebol: Moçambique prateado na África do Sul

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina terminou a sua participação no Torneio Quatro Nações, prova disputada na África de Sul de 19 a 23 do mês em curso, na segunda posição. Na partida da finalíssima, o combinado nacional foi derrotado pela Nigéria por 72 a 59. O país anfitrião ocupou a terceira posição.

No certame que decorreu na vizinha África do Sul e que, ao mesmo tempo, serviu de preparação para o Campeonato Africano que se vai realizar na Tunísia, vulgo Afrobasket, e os Jogos Africanos a serem realizados no Congo Brazzaville, competições em que o conjunto de Horácio Martins já tem um lugar cativo, os nigerianos levaram a melhor sobre os seus oponentes.

Na ronda inaugural da competição, o conjunto moçambicano não teve dificuldades em levar de vencida a formação anfitriã pelos esclarecedores 80 a 57, diga-se, numa partida em que o conjunto moçambicano dominou em todos os períodos.

Depois de ter saído vitorioso no confronto da primeira jornada, na segunda, a equipa de Horácio Martins teve pela frente a aguerrida formação do Quénia. Comparativamente ao primeiro jogo, Moçambique marcou menos quatro pontos, mas melhorou no aspecto defensivo, visto que o seu rival marcou 56 pontos, menos um que no confronto com os sul-africanos.

No final dos quatro períodos, os vice-campeões da X edição dos Jogos Africanos somaram 76 pontos, mais 20 que a equipa queniana que averbava, assim, a segunda derrota na competição.

Com duas vitórias em igual número de jogos, o combinado nacional já tinha garantido um lugar na finalíssima e só jogaria a terceira e última jornada da primeira fase para cumprir calendário.

A terceira ronda foi a reedição da final dos X Jogos Africanos realizados na capital moçambicana em que Moçambique mediu forças com a poderosa Nigéria. Tal como aconteceu há cinco anos, a formação moçambicana voltou a sair derrotada.

Apesar do equilíbrio registado nos quatros períodos, os pupilos de Horácio Martins não conseguiram evitar um resultado negativo, com nove pontos de diferença, ou seja, 51 a 42. Mesmo com a derrota Moçambique apurou-se para a final.

Moçambique volta a perder com a Nigéria

Moçambique e Nigéria foram os dois primeiros classificados da primeira fase; por isso, segundo critérios da competição, iam defrontar-se na finalíssima, enquanto a África do Sul e o Quénia jogariam pela medalha de bronze.

No pavilhão de Wembley Torfontein, na cidade sul-africana de Joanesburgo, o combinado nacional entrou com a clara intenção de contrariar o favoritismo do seu rival, por sinal com quem perdeu na última jornada da primeira etapa da competição.

Mas as aspirações da equipa de Horácio Martins foram reduzidas a cinzas, visto que os nigerianos não deram espaço de manobra aos jogadores moçambicanos, o que, de certa forma, criou algum nervosismo nos vice-campeões dos Jogos Africanos.

Os moçambicanos estiveram em desvantagem nos quatro períodos, o que culminou com uma derrota, por 72 a 59, no final do período regulamentar. Com este triunfo, a Nigéria terminou a prova na primeira posição e Moçambique teve que se contentar, uma vez mais, com o segundo lugar.

Na terceira e última posição ficou o país anfitrião, a África do Sul, que na partida de atribuição de terceiro e quarto lugares derrotou a selecção do Quénia por 87 a 64.

De lembrar que Moçambique se apurou para o Campeonato Africano de Basquetebol, Afrobasket, e para os Jogos Africanos depois de eliminar o Botswana na primeira e única eliminatória, uma vez que as outras equipas, Zimbabwe e Suazilândia, que faziam parte do grupo “B” de qualificação para as duas provas, desistiram.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!