Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Barragem Moamba Major: finalizados aspectos técnico administrativos

Os aspectos técnicos e administrativos para o arranque das obras da Barragem Moamba Major na província de Maputo, no sul de Moçambique, já foram finalizados, faltando o acerto dos detalhes finais por parte dos governos.

O facto foi dado a conhecer à imprensa moçambicana em Brasília, a capital da República Federativa do Brasil, pelo Vice-Presidente de Operações da empresa brasileira Andrade Gutierrez, Engenharia e Construção, José Moreira.

Moreira revelou que as obras de construção deste empreendimento estão orçadas em 460 milhões de dólares norte-americanos, dos quais 80 por cento a serem disponibilizados pelo Brasil e terão a duração de três anos e meio.

Espera-se que este empreendimento venha a reforçar o sistema de abastecimento de água à cidade de Maputo e a irrigação de campos agrícolas na) zona a jusante da bacia do rio Incomati, onde a barragem será construída.

“Nós já apresentamos todos os aspectos técnicos e administrativos bem como os projectos e estudos preliminares de impacto ambiental, faltando apenas os governos fazerem o acerto final para o arranque das obras”, disse Moreira.

A barragem, segundo dados preliminares, terá uma pequena central hidroeléctrica, com potência instalada de 11,5 Megawatts.

A albufeira criada ocupará uma área de cerca de 54,5 quilómetros quadrados, com uma capacidade de armazenamento total de cerca de 650 milhões de metros cúbicos. “No pico das obras, o empreendimento vai gerar 1500 novos postos de trabalho”, disse Moreira.

A empresa brasileira Andrade Gutierrez, agora encarregue pela execução das obras da barragem Moamba Major está presente em Moçambique desde 2009, na construção de infra-estruturas rodoviárias na província nortenha de Cabo Delgado.

A barragem Moamba – Major foi projectada há vários anos, mas a sua execução não foi materializado devido à falta de fundos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!