Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Barragem de Nacala: reabilitação atrai 30 empresas

Cerca de 30 empresas, entre nacionais e estrangeiras, concorrem para a empreitada de reabilitação da barragem que abastece água a cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, norte de Moçambique, um projecto financiado pela Millenniun Challenge Account (MCA).

Para o efeito, a cidade portuária de Nacala, acolhe hoje a cerimónia de lançamento oficial do concurso para a selecção da empresa ou empresas, para execução da empreitada que, segundo previsões da agência financiadora, deverá arrancar em Julho do corrente ano.

A execução da obra terá a duração de 15 meses a 18 meses e inclui intervenções para a substituição da conduta adutora, ampliação do volume de água bombeada na estação de tratamento, centro de distribuição e da rede de abastecimento à cidade de Nacala-Porto.

As obras na barragem de Nacala visam aumentar a sua capacidade de encaixe, o reforço da disponibilidade de água, cobrindo toda a área do município daquela cidade portuária. Após a conclusão das obras, 65 por cento da população do distrito, estimada em cerca de 208 mil habitantes, terá acesso à água.

O gestor do projecto de água e saneamento no MCA, Luís Paulo Mandlate, citado pelo “Noticias”, admite que haverá a necessidade de transferir algumas famílias, cujo número não supera 20, que vivem próximo da barragem de Nacala, de forma a protegêlas de possíveis danos materiais porquanto os trabalhos cobrem uma vasta área.

A barragem de Nacala foi concluída em 1969, um ano depois do início da sua construção. No entanto, em 2003, começou a ressentir-se da estiagem, não recebendo água, o que não só afectou o local onde se encontra construída como a nascente do rio que abastece a barragem.

Estudos efectuados recomendaram a sua reabilitação integral para suprir alguns problemas, tais como fugas de água nas comportas devido à falta de manutenção.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!