Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Banco de Moçambique lança aviso à classe empresarial

Os agentes económicos moçambicanos devem assegurar atempadamente o aprovisionamento do mercado em produtos básicos demandados em Novembro e Dezembro de cada ano por forma a se conter o agravamento da inflação naquele período.

O apelo é do Banco de Moçambique (BM) e surge por “ainda persistirem riscos a tomar em conta”, apesar dos principais indicadores da economia moçambicana evoluírem positivamente em linha com o programado para o presente ano, com destaque para os comportamentos do sector externo e projecções de inflação de curto e médio prazos.

O banco central moçambicano baseia a sua convicção, no que respeita à evolução positiva dos indicadores macroeconómicos, no facto da inflação, em Setembro de 2011, ter reduzido no país para 7,8% devido à maior oferta de produtos frescos a nível doméstico, aliada à apreciação do Metical, sobretudo, em relação ao Rand, cujos reflexos têm favorecido o comportamento dos preços de produtos importados da África do Sul.

Refere ainda o BM, sobre a divisa moçambicana, que o país registou uma tendência para a apreciação do Metical vis-à-vis o Dólar dos Estados Unidos da América (EUA) de 24,5% até Setembro de 2011, apesar de ter abrandado no Mercado Cambial Interbancário, no anterior mês de Agosto, e defende ser fundamental o reforço de acções de coordenação de políticas tendo em vista a consolidação da estabilidade macroeconómica.

Decidiu igualmente manter inalteradas as taxas de juro de intervenção do Banco de Moçambique no mercado monetário interbancário e intervir nos mercados interbancários, de modo a assegurar que a Base Monetária não ultrapasse os 33 mil milhões de meticais, no final de Outubro de 2011.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!