Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Avaria paralisa exames de ressonância magnética e TAC no HCM

O Hospital Central de Maputo (HCM) parou de efectuar exames de Ressonância Magnética e de Tomografia Axial Computarizada (TAC) devido a uma avaria registada nas respectivas máquinas. Trata-se de equipamentos recentemente adquiridos e colocados naquela unidade sanitária com o objectivo de capacitar o país a realizar o diagnóstico internamente, acabando com as deslocações ao estrangeiro para fazer exames de radiologia e imagiologia.

 

 

Com a avaria desta máquina, o HCM deixa de ter os serviços de diagnóstico de grande sensibilidade, que permitiam detectar com precisão casos de alterações específicas do corpo, por exemplo, da estrutura das articulações e ossos, informação sobre a morfologia dos órgãos abdominais, aneurismas, tumores cerebrais e medula óssea, acidentes vasculares cerebrais, entre outras patologias.

O Ministro moçambicano da Saúde, Alexandre Manguele, citado pela Rádio Moçambique (RM), disse que o problema deveu-se às oscilações de corrente eléctrica que ocorreram naquela maior unidade hospitalar do país.

Manguele, disse não perceber “como é que máquinas desta natureza e que custaram avultadas somas em dinheiro ao país tinham sido montadas sem um estabilizador para regular a corrente eléctrica” A máquina de ressonância magnética, a última a ser instalada no HCM, foi adquirida em 2009 na Alemanha, a um custo de cerca de 1,4 milhões de dólares e a de TAC, na vizinha África do Sul, por pouco mais de 500 mil dólares, disponibilizados através dos fundos do Orçamento do Estado (OE).

Ddos colhidos na altura indicavam que na África do Sul, o teste mais barato custava cinco mil randes, podendo chegar aos 11 mil randes, em função do tipo de exame. Na maioria dos casos, os custos eram suportados pelos próprios pacientes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!