Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Avalanche deixa 9 mortos e 4 desaparecidos nos Alpes franceses

Nove alpinistas morreram, esta Quinta-feira (12), numa avalanche perto de Chamonix, nos Alpes franceses, e as equipes de resgate procuravam outros quatro que estão desaparecidos, disseram as autoridades.

A mais mortal avalanche nos Alpes desde 2008 atingiu uma popular rota de escalada no Mont Blanc, perto da fronteira com a Suíça, por volta da meia-noite (horário de Brasília).

Entre os mortos estão dois espanhóis, três alemães, um suíço e três cujas nacionalidades ainda não haviam sido determinadas, disse o chefe da equipe de resgate Haute-Savoie, Bertrand François, numa entrevista colectiva.

Dois alemães e dois alpinistas britânicos ainda estavam desaparecidos e outras nove pessoas ficaram feridas.

Cerca de 38 alpinistas estavam na montanha, um dos dois pontos de acesso ao famoso pico Mont Blanc, a uma altitude de cerca de 4.000 metros quando a avalanche atingiu sem aviso, em boas condições climáticas, contou François.

Esses alpinistas incluem 28 pessoas que estavam em duas equipes distintas de escalada, bem como alpinistas sozinhos, acrescentou.

As autoridades não esperavam avalanches, uma vez que as condições eram boas na manhã da Quinta-feira (12), disse Jean-Louis Verdier, prefeito de Chamonix. “Não tínhamos mais razão do que o habitual para nos alarmaros”, afirmou Verdier à Reuters TV.

“É uma parte íngreme da montanha. Há grandes placas de neve que sabemos de onde uma avalanche pode facilmente ocorrer. Mas esta manhã não tínhamos nenhuma razão para esperar uma avalanche deste tamanho e uma tragédia.”

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!