Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Austrália aumenta bolsas para estudantes moçambicanos

O governo da Austrália promete aumentar, nos próximos quatro anos, o número de bolsas de estudo para diferentes cursos do ensino superior, concedidas aos estudantes moçambicanos, para se formarem nas universidades daquele país.

A intenção foi expressa hoje, em Maputo, por Ann Harrap, Alta Comissária designada da Austrália para Moçambique, na conferência de imprensa que marcou o final da audiência concedida pelo Presidente moçambicano, Armando Guebuza, a Governadora Geral da Austrália, Quentin Bryce, no inicio da visita de três dias ao país.

Segundo Harrap, a Austrália concedeu, em 2008, um total de 19 bolsas de estudo para estudantes moçambicanos frequentarem diferentes cursos e níveis superiores naquele país, e a intenção é subir o número, dado o contributo da formação para o desenvolvimento.

A Austrália tem prestado um apoio inestimável a reforma do sector público no país, na esfera de gestão dos recursos humanos, para além de outras áreas de vital importância no desenvolvimento.

“A Austrália vai aumentar o número de bolsas que tem concedido aos países africanos em geral, e para Moçambique em particular, porque as reformas que o país está implementar dependem muito da existência de pessoas devidamente qualificadas”, disse Harrap.

Assim, o número de bolsas concedidas aos estudantes africanos vai, nos próximos quatro anos, totalizar 1000, sendo parte deste universo destinada aos estudantes moçambicanos.

A alta comissária disse, por outro lado, haver um forte interesse do seu país em fortificar a cooperação entre os dois países nas áreas do comércio e investimentos, para o benefício mútuo, bem como outras que Moçambique manifestar o desiderato de estabelecer esse intercâmbio.

Para o efeito, uma delegação moçambicana, chefiada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, deslocar-se-á aquele país para junto da contraparte australiana identificar as áreas prioritárias.

José Moreira, Director para Ásia e Oceânia no Ministério dos Negócios Estrangeiros, disse, por seu turno, que a visita de Quentin Bryce, a primeira ao país, serviu para passar em revista as relações de cooperação entre os dois países e perspectivar o futuro das mesmas.

Moreira revelou que Bryce endereçou um convite ao presidente Guebuza para efectuar uma visita oficial ao Austrália ainda este ano, assim como manifestou um forte interesse de continuar a cooperar nas áreas de assistência técnica, formação e capacitação.

Porém, a identificação das áreas privilegiadas será feita aquando da visita da delegação moçambicana aquele país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!