Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumento do Número de Distritos cabe a Assembleia da Republica

A alteração da actual divisão administrativa e concepção de uma nova, que preconiza o aumento do número de distritos através da elevação de alguns postos administrativos àquela categoria, não depende do governo na qualidade de preponente, mas da Assembleia da República.

Esclareceu o Chefe do Estado em Larde, distrito de Moma, em resposta à solicitação que lhe foi formulada durante um comício, pela população local, no sentido de elevar o seu posto administrativo à categoria de distrito. De acordo com o Presidente da República, o governo concluiu o seu “trabalho de casa” em relação à elaboração da sua proposta de revisão da divisão administrativa em vigor para uma nova, que sugere, também, a elevação de algumas localidades a postos administrativos, depois de confirmado que os mesmos reúnem os requisitos requeridos para o efeito.

A população de Larde, estimada em cerca de 40 mil habitantes, tem persistido na manifestação deste anseio há mais de uma década, realçando, na sua argumentação, a extensão territorial daquele posto administrativo tido como o mais vasto dentre os quatro que o distrito de Moma comporta. Adicionalmente, avaliam que na condição de posto administrativo, Larde dificilmente poderá atingir níveis de desenvolvimento sócio-económico em resultado da exploração do seu potencial, sobretudo na agricultura, pecuária, pesca e turismo, pelo facto de não possuir orçamento local de investimento.

Para além do constrangimento resultante da tomada de decisões sobre aspectos de mobilização de investimentos nacional e estrangeiro para financiar a implementação de vários projectos nas áreas supracitadas depende, actualmente, do administrador de Moma, que se encontra a mais de cem quilómetros de Larde, com ligação rodoviária precária e que, no período das chuvas, isola aquele ponto do resto da província.

Três postos administrativos de Nampula nomeadamente de Larde e Chalaua no distrito de Moma e Netia em Monapo, reclamam a sua elevação à categoria de distrito, facto que se arrasta há vários anos, preocupação que tem sido manifestada durante as visitas de vários governantes de nível provincial e central.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!