Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumento de casos de hidrocele testicular preocupa líderes comunitários em Murrupula

Alguns residentes, em particular jovens, do povoado de Niveraco, no regulado de Wahala, sul da província de Nampula, Norte de Moçambique, estão a ser apoquentados pela eclosão, com tendência crescente, da hidrocele testicular, facto que já preocupa os líderes comunitários e a população local.

Trata-se de uma situação que se arrasta desde os princípios do ano passado e que neste momento atinge pelo menos 50 pessoas, das quais 25 jovens, quatro crianças e 21 idosos.

O povoado de Niveraco está situado a 10 quilómetros da Vila-sede do distrito de Murrupula. A população anda apreensiva uma vez que até o passado esta enfermidade afectava, naquela região, maioritariamente pessoas idosas.

A Reportagem do @Verdade visitou o povoado de Niveraco e o régulo Wahala Thopi disse que muitas famílias começaram a movimentar os seus filhos daquele povoado para outros lugares devido à mesma doença.

Outras crianças estão a desistir da escola por medo de serem também afectadas. Segundo ele, as autoridades de saúde deviam se deslocar ao terreno para pesquisar as reais causas daquela doença que tende a atingir a cada jovem.

Maulana Alfredo, de 37 anos de idade, residente na vila-sede do distrito de Murrupula, é comerciante do povoado de Niveraco. Afirmou que a população está com medo.

Figre António, de 26 anos de idade, é uma das pessoas que sofrem de hidrocele testicular desde meados do ano passado. Ele é casado e pai de dois filhos.

Contou-nos que quando viu os seus testículos a aumentarem de tamanho recorreu aos médicos tradicionais e foi vacinado. Melhorou mas quatro meses depois tudo voltou à estaca zero. Praticamente não usa calças porque os testículos são grandes.

Ele ainda não recorreu a um hospital para ser tratado porque acredita que é uma doença herdada dos seus antepassados e que se por ventura operar pode morrer.

O que é hidrocele testicular?

Hidrocele testicular é um acúmulo de fluido límpido (hidrocele) no interior da túnica vaginal, a membrana mais interna que contém o testículo.

Uma hidrocele primária causa aumento indolor do escroto no lado afectado e acredita-se que é causada pela absorção deficiente do fluido entre as duas camadas da túnica vaginal. Uma hidrocele secundária é causada por inflamação ou neoplasia do testículo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!