Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumentam acidentes de viação em Moçambique

A Polícia da República de Moçambique (PRM) considera que os casos de acidentes de viação aumentaram na última semana, período em que este tipo de sinistros provocou a morte imediata de 46 pessoas em todo o país.

Falando, Quarta-feira, em Maputo, o porta voz do Comando-Geral da PRM, Raúl Freia, disse que o número de mortes por acidentes de viação aumentou em cinco casos, considerando os 41 óbitos registados em igual período do ano passado.

“Houve um agravamento não só em relação ao número de acidentes de viação, que subiram de 68 para 77 casos, como também em termos de consequências. Na semana passada registamos 86 feridos graves, contra 38 do período anterior, e 67 feridos ligeiros, contra 38”, disse Freia, falando a jornalistas durante o habitual briefing semanal da Polícia.

Outra questão que a PRM considera preocupante é o facto de mais de metade de acidentes de viação registados no país serem atropelamentos, sendo as crianças parte consideráveis das vítimas.

A maioria dos acidentes de viação registados na semana passada foi causada por excesso de velocidade, além de outros provocados por má travessia de pões, condução fora da mão, corte de prioridade, entre outras causas.

“Continuamos a apelar a todos os intervenientes a pautarem pela observância das regras mais elementares do Código de Estradas”, disse Freia, apelando, particularmente aos pais e encarregados de educação para educarem os adolescentes as formas mais seguras de atravessar a estrada.

No âmbito das medidas de prevenção e combate a acidentes de viação, as autoridades fiscalizaram mais de 22,1 mil viaturas, trabalho que culminou com a aplicação de 3,3 mil multas a diversos condutores prevaricadores.

Igualmente, a Polícia apreendeu um total de 541 cartas de condução, 491 das quais porque os seus titulares foram surpreendidos a conduzir a alta velocidade. Os portadores das outras 50 cartas de condução foram apanhados a conduzir sob o efeito de álcool.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!