Nos próximos 15 anos, 97 escolas de formação técnico profissional poderão entrar em funcionamento em Moçambique. Neste momento funcionam em todo o país menos de 50 escolas.
Segundo informação publicada no portal da Televisão de Moçambique (TVM), estas metas deverão ser alcançadas na segunda fase do Programa Integrado de Reforma da Educação Profissional (PIREP).
No âmbito da implementação da primeira fase do PIREP que terminou ano passado, entraram em funcionamento nove escolas.
A segunda fase, cujo desafio assenta na expansão do ensino técnico profissional, deverá arrancar ainda este ano. O PIREP foi lançado em 2006 e está orçado em 70 milhões de dólares norteamericanos.
O programa tem por objectivo criar condições mais adequadas para a habilitação de graduados com ferramenta metodológica para a exploração dos mais variados recursos de que o país dispõe, respondendo aos desafios do presente e do futuro.
O programa contempla as fases piloto, que foi ate 2010; experimental (2010/15) e a de consolidação (2015/20), abarcando o campo institucional, fundo competitivo, poderes e competências e a qualidade de formação.