Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Artista da bola: Emídio, Fer. Pemba

Artista da bola: Emídio

Emídio Zeca Matsinhe é um central de 26 anos de idade e com 1.79m de altura, sendo natural de Maputo. Entrou para o mundo de futebol aos 12 anos de idade através do Clube de Desportos Matchedje como iniciado.

Porque a sua mãe não gostava de vê-lo a jogar futebol, Emídio teve de parar de dar o gosto ao pé como federado, actividade que só voltou a praticar aos 16 anos quando ingressou no extinto Clube São José de Lhanguene, no qual militou por quatro épocas.

Em 2006 e mesmo sem esperanças, foi tentar a sorte no Desportivo de Maputo tendo sido aprovado nos testes. No mesmo ano e já ao serviço dos alvi-negros, Emídio chega ao Ferroviário de Nampula, a título de empréstimo, por uma temporada.

No norte de Moçambique, Emídio foi regular e fez, sem ser substituído todos os jogos com a camiseta da turma locomotiva de Nampula. Em 2007 regressou ao plantel do Grupo Desportivo de Maputo onde permaneceu até 2010.

Notabilizado pelo sucesso na zona central do Desportivo de Maputo, Emídio é chamado a reforçar o plantel da Liga Muçulmana, então campeã nacional em título. Contudo, o infortúnio bateu-lhe a porta. Contraiu uma grave lesão que o manteve longe dos campos durante um ano.

Recuperado, já no presente ano, Emídio é chamado a vestir a camisola do Ferroviário de Pemba pelo técnico Zainadine Mulungo.

Atingiu o auge da carreira em 2009 pelo Desportivo de Maputo quando se sagrou vice-campeão nacional. O seu melhor jogo foi contra o Ferroviário de Maputo, ganho pela turma alvi-negra por duas bolas a uma.

Não teme nenhuma equipa nacional e sonha um dia poder jogar no Costa de Sol, seu clube de coração. Tem como fonte de inspiração o holandês Jaap Stam.

Cidadão Emídio

Vive maritalmente e é pai de dois filhos. Para Emídio, é extremamente difícil ser chefe de família e atleta em simultâneo. O segredo é saber conciliar as duas coisas.

Neste momento reside distante da sua família, que está na capital do país.

O encontro entre só é possível quando o Ferroviário de Pemba tem jogos agendados para Maputo.

Vive à custa do futebol e sente-se bem no seu Ferroviário de Pemba

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!