Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arte solidária no Teatro Avenida

Teatro Avenida, em Maputo, acolhe, na noite desta Sexta-feira, concerto de música e dança tradicional que associa artistas e grupos culturais da capital. A iniciativa que se chama “Arte Solidária – Todos Por Um” visa angariar fundos para compra de prótese do dançarino Maraújo.

Maraújo – Lourenço Ernesto Cumo, no assento – é membro do Grupo Cultural Gwaza Muthini, de onde desde a sua fundação dança para os moçambicanos. Quando no dia quatro de Agosto do ano em curso sofreu um acidente de viação, o que imediatamente lhe valeu a uma perna amputada, alguns dos seus planos e actividades ficaram constrangidas. A dança é uma delas.

No entanto, porque no campo das actividades artísticas e culturais, os artistas são unidos, são “Todos Por Um”, um grupo de artistas entre actores, declamadores de poesia e bailarinos juntam-se no princípio do final de semana que se aproxima para – em nome da arte – promover um especta?culo cujos valores do ingresso serão revertidos a seu favor. Melhor, para a aquisição de uma prótese para a perna.

“O espectáculo será, essencialmente, baseado na dança tradicional, a ser protagonizado pelos grupos tradicionais Machaka, Timindzo, Ntumbuluko, Wuchene e Xindiro. Para além da dança tradicional, a música, o teatro e a poesia são outros atractivos que prometem adoçar a festa”, referem os organizadores.

Refira-se que este evento que reflecte a união de sinergias dos jovens – actores culturais – oriundo dos Distrito Urbano Ka-Maxaquene conta com o apoio do Teatro Avenida, do Grupo GTO, a Associação IVERCA – Turismo, Cultura e Meio Ambiente, entre outra individualidades.

Acredita-que esta esta iniciativa – considerada magna – que implica colocar a arte ao serviço de causas sociais será, igualmente, uma forma de promover a solidariedade no espaço social e entre os artistas. Por isso, “os seus organizadores estão convictos de que a ideia veio para ficar, devendo ser realizada novamente no próximo ano”, com fitos similares.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!