Teatro Avenida, em Maputo, acolhe, na noite desta Sexta-feira, concerto de música e dança tradicional que associa artistas e grupos culturais da capital. A iniciativa que se chama “Arte Solidária – Todos Por Um” visa angariar fundos para compra de prótese do dançarino Maraújo.
Maraújo – Lourenço Ernesto Cumo, no assento – é membro do Grupo Cultural Gwaza Muthini, de onde desde a sua fundação dança para os moçambicanos. Quando no dia quatro de Agosto do ano em curso sofreu um acidente de viação, o que imediatamente lhe valeu a uma perna amputada, alguns dos seus planos e actividades ficaram constrangidas. A dança é uma delas.
No entanto, porque no campo das actividades artísticas e culturais, os artistas são unidos, são “Todos Por Um”, um grupo de artistas entre actores, declamadores de poesia e bailarinos juntam-se no princípio do final de semana que se aproxima para – em nome da arte – promover um especta?culo cujos valores do ingresso serão revertidos a seu favor. Melhor, para a aquisição de uma prótese para a perna.
“O espectáculo será, essencialmente, baseado na dança tradicional, a ser protagonizado pelos grupos tradicionais Machaka, Timindzo, Ntumbuluko, Wuchene e Xindiro. Para além da dança tradicional, a música, o teatro e a poesia são outros atractivos que prometem adoçar a festa”, referem os organizadores.
Refira-se que este evento que reflecte a união de sinergias dos jovens – actores culturais – oriundo dos Distrito Urbano Ka-Maxaquene conta com o apoio do Teatro Avenida, do Grupo GTO, a Associação IVERCA – Turismo, Cultura e Meio Ambiente, entre outra individualidades.
Acredita-que esta esta iniciativa – considerada magna – que implica colocar a arte ao serviço de causas sociais será, igualmente, uma forma de promover a solidariedade no espaço social e entre os artistas. Por isso, “os seus organizadores estão convictos de que a ideia veio para ficar, devendo ser realizada novamente no próximo ano”, com fitos similares.