Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arranca recenseamento dos desmobilizados de Guerra

O Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, pretende levar a cabo, em Novembro próximo, o recenseamento de todos os desmobilizados de guerra existentes em todo o país. Segundo revelou Filipe Nhussi, ministro da Defesa Nacional, a medida visa facilitar ao ministério o conhecimento da actual situação daquele grupo alvo e, por conseguinte, resolver pontualmente a afixação das respectivas pensões de sobrevivência.

Nhussi revelou o facto, recentemente, em Nampula, momentos depois de um encontro com cerca de 800 desmobilizados de guerra da província, sublinhando que o seu ministério está apostado em ver resolvidos os problemas que apoquentam aquela camada social, através de formações técnicoprofissionais e atribuição de kits, assistência médica e medicamentosa, apoios aos portadores de deficiência, entre outros serviços sociais.

No âmbito da estratégica da reinserção social, o titular da pasta da defesa nacional revelou que foram emitidas, em todo o país, 452 ordens de serviços contemplando pensões de sobrevivência a cerca de 150 mil desmobilizados de guerra, número que deverá aumentar no próximo recenseamento. Filipe Nhussi deu, também, a conhecer que se encontra já em avançado estado de conclusão em Mandlakaze, província de Gaza, a reabilitação da fábrica de produção de material de compensação física.

E revelou, ainda, que arrancou em princípios de Setembro, em Boane, a formação dos desmobilizados de guerra em diferentes especialidades, cujo processo será alargado às outras províncias do país. Reconhecemos os esforços emprendidos por este grupo, daí a necessidade da sua reclassificação e qualificação. Sublinhou Nhussi.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!