Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Arranca formação de técnicos médios de estatística

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) abriu, Segunda-feira, em Maputo, a sua escola vocacionada a formação de técnicos médios desta área. Trata-se da Escola Nacional de Estatísticas (ENE), a primeira a ser criada no país, para ensinar funcionários do Sistema Estatístico Nacional, de organizações não governamentais e outros interessados sobre a produção de estatísticas oficiais fiáveis.

“Com a abertura desta escola, esperamos que dentro dos próximos três anos possamos ter os primeiros técnicos capazes de produzir informação estatística oficial”, disse a encarregada da ENE, Leonette Mabjaia, falando a jornalistas durante a cerimónia da abertura desta escola.

Segundo Mabjaia, os primeiros 30 alunos desta escola irão aprender a produzir todo o tipo de informação estatísticas oficiais, incluindo sobre estatísticas vitais sociais, demografia, estatísticas agrárias, contas nacionais, entre outros.

Refira-se que em Moçambique, o curso de Estatística já é leccionado ao nível superior, havendo por isso perguntas sobre a relevância de se criar um curso médio na mesma área.

Em resposta a essa preocupação, Mabjaia disse que essa nova escola visa criar técnicos já preparados para produzir informação estatística básica, podendo depois frequentar o curso superior.

“Quando os técnicos superiores terminam o seu curso precisam de uma outra preparação para poderem produzir estatísticas oficiais, enquanto os estudantes destes cursos serão preparados para produzirem essa informação”, explicou ela.

A criação da ENE, que marca o culminar de um processo iniciado em 2008, acontece numa altura que o Instituto Nacional de Estatísticas, celebra 15 anos de existência.

Além do curso médio, o ENE vai também dirigir formações específicas para organizações, mediante solicitação, bem como cursos de curta duração e, futuramente, de ensino superior.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!