Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aumento do montante para as bolsas de estudo em análise

O Instituto de Bolsas de Estudo (IBE) projecta aumentar para 76.725,000 meticais (cerca de 2,8 milhões de dólares americanos) o valor destinado as bolas internas em 2012, para alargar o actual número de beneficiários no quadro da formação escolar.

Para as bolsas externas, 42.113.600 (cerca de 1,5 milhões de dólares americanos) é montante que o instituto tem em vista para o próximo ano, segundo o documento que incorpora o Plano de Actividades e Orçamento para 2012.

O Instituto de Bolsas de Estudo foi criado pelo governo com a missão de promover a formação académica a um número cada vez maior de cidadãos, atribuindo bolsas de estudo no país e no exterior, tendo em conta que muitos carecem de recursos financeiros e materiais para fazer face aos encargos decorrentes da sua formação.

A proposta de aumento do montante destinado as bolsas internas será tema de analise e debate na 2ª Reunião do Conselho de Bolsas de Estudo que, hoje, junta vários quadros do ramo, em Maputo.

Segundo o documento em análise, o Instituto de Bolsas de Estudo tinha sob sua gestão um total de 2.227 bolseiros moçambicanos, tanto dentro quanto fora do país.

Deste universo, 1648 frequentavam diferentes instituições de ensino público e privado dentro do país, fasquia que representa 74 por cento.

Aliás, este número não representa os perto de 110 bolseiros que se graduaram no exterior e regressaram ao país definitivamente no período entre Setembro de 2010 e Junho último.

Um outro aspecto de relevo incorporado no documento é a distribuição dos estudantes bolseiros por níveis e sexo, sendo o nível de licenciatura o que maior número absorve, onde do universo total 1.248 são do sexo masculino, representando 55,77 por cento e apenas 764 do sexo feminino, correspondendo 34,58 por cento.

Os bolseiros para os níveis de mestrado e doutoramento ainda são em número inferior representando cifras que correspondem a 181 e 20 respectivamente.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!