O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) abriu, Segunda-feira, em Maputo, a sua escola vocacionada a formação de técnicos médios desta área. Trata-se da Escola Nacional de Estatísticas (ENE), a primeira a ser criada no país, para ensinar funcionários do Sistema Estatístico Nacional, de organizações não governamentais e outros interessados sobre a produção de estatísticas oficiais fiáveis.
“Com a abertura desta escola, esperamos que dentro dos próximos três anos possamos ter os primeiros técnicos capazes de produzir informação estatística oficial”, disse a encarregada da ENE, Leonette Mabjaia, falando a jornalistas durante a cerimónia da abertura desta escola.
Segundo Mabjaia, os primeiros 30 alunos desta escola irão aprender a produzir todo o tipo de informação estatísticas oficiais, incluindo sobre estatísticas vitais sociais, demografia, estatísticas agrárias, contas nacionais, entre outros.
Refira-se que em Moçambique, o curso de Estatística já é leccionado ao nível superior, havendo por isso perguntas sobre a relevância de se criar um curso médio na mesma área.
Em resposta a essa preocupação, Mabjaia disse que essa nova escola visa criar técnicos já preparados para produzir informação estatística básica, podendo depois frequentar o curso superior.
“Quando os técnicos superiores terminam o seu curso precisam de uma outra preparação para poderem produzir estatísticas oficiais, enquanto os estudantes destes cursos serão preparados para produzirem essa informação”, explicou ela.
A criação da ENE, que marca o culminar de um processo iniciado em 2008, acontece numa altura que o Instituto Nacional de Estatísticas, celebra 15 anos de existência.
Além do curso médio, o ENE vai também dirigir formações específicas para organizações, mediante solicitação, bem como cursos de curta duração e, futuramente, de ensino superior.
Uma resposta
Obrigado pela oportunidade da janela,
O meu objetivo é de fazer curso médio da estatística, queria saber se nas províncias já existe um instituto a cima, estou no chimoio.
Se é que tem no chimoio peço pra me facultar o endereço.