O Governo de Moçambique, aprovou na terça-feira, na sua nona sessão ordinária do Conselho de Ministros, a cessação de funções de Bernardo Mavanga do cargo de Presidente do Conselho de Administração da Televisão de Moçambique (TVM). Mavanga foi nomeado a 17 de Fevereiro de 2009, em substituição de Simão Anguilaze. Assim, em substituição de Mavanga, o executivo de Armando Guebuza nomeou Armindo Luís Alfredo Chavana Júnior, que desempenhava as funções de Director de Informação na TVM.
Chavana, quadro da TVM há vários anos, também é membro do Conselho de Administração da Mediacoop, proprietária do semanário Savana e do diário Mediafax.
Segundo o porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, esta decisão surge da necessidade de se imprimir uma nova dinâmica à TVM, tendo em conta os objectivos de desenvolvimento do sector da comunicação social. Aquando da tomada de posse de Mavanga, a antiga Primeira-Ministra, Luísa Diogo disse que a TVM não pode estar alheia e ficar indiferente a concorrência de mercado, devendo procurar posicionar-se melhor na corrida.
Na altura, Diogo disse que recaem sobre o Conselho de Administração daquele instituição enormes desafios na concessão de programas e informações no contexto e nas condições socioeconómicas em que o país se encontra, procurando rentabilizar ao máximo o que existe em termos de recursos materiais, humanos e financeiros.