Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apuramento Mundial 2014: Costa do Marfim e Camarões vencem; Gana goleia

Grande favorita do Grupo C da segunda fase das eliminatórias africanas para o Campeonato Mundial de futebol Brasil 2014, a Costa do Marfim conseguiu no passado sábado outra boa vitória em casa, mantendo-se na liderança do grupo. Derrotada pela Zâmbia no seu último jogo a contar para estas eliminatórias a seleção do Gana goleou por 4 a 0 o Sudão.

Mesmo sem Didier Drogba, a equipe de Sabri Lamouchi venceu Gâmbia por 3 a 0, com golos de Bony, Yaya Touré e Kalou.

Mas no grupo C nada está decidido, o Marrocos, atuando como visitante, no estádio Benjamin Mkapa National, a seleção comandada por Rachid Taoussi sucumbiu por 3 a 1 diante da Tanzania. Samata (duas vezes) e Ulimwengu anotaram os golos da equipa  da casa, enquanto Abourazzouk diminuiu.

O resultado mantém Marrocos na terceira colocação do Grupo C, com dois pontos, à frente de Gâmbia, com um ponto. Com campanha invicta, a Costa do Marfim lidera a chave, com sete pontos, seguida pela surpreendente Tanzânia, com seis pontos.

Nigéria empata

Se a Costa do Marfim nem precisou de Drogba para vencer, Camarões dependeu mais uma vez da sua principal estrela para vencer. Samuel Eto’o foi, como sempre, decisivo no triunfo por 2 a 1 sobre Togo ao marcar ambos os golos dos anfitriões, um deles no minutos finais da partida. Womé havia igualado para os togoleses antes do intervalo.

Com este resultado, Camarões assumiu a liderança do Grupo I com seis pontos, mas ainda pode ser ultrapassado pela Líbia, que tem quatro e ainda enfrenta a República Democrática do Congo. Togo, por sua vez, afunda-se na última posição com apenas um ponto somado em três jogos.

Outra favorita, a Nigéria sofreu ainda mais e marcou já nos acréscimos o golo de empate no jogo contra Quénia, que terminou com o placar de 1 a 1, em Calabar.

No outro jogo pelo Grupo F, Malawi surpreendeu Namíbia fora de casa por 1 a 0 e, agora, divide a liderança juntamente com os nigerianos, ambos com cinco pontos. Namíbia aparece com três e Quénia tem dois.

Ainda no sábado o Senegal perdeu boa oportunidade de aumentar a vantagem no Grupo J ao empatar em casa com Angola em 1 a 1. Sow abriu o placar para os donos da casa, mas Amaro empatou para os visitantes. Senegal soma cinco pontos, contra três de Angola. Uganda, que tem dois e defronta a Libéria, pode chegar à ponta ainda nesta jornada.

Gana goleia

No domingo, no Baba Yara Stadium, em partida válida pela terceira jornada do Grupo D, Asamoah Gyan, Wakaso Mubarak, Waris e Agyemang-Badu marcaram os golos que garantiram a vitória para equipe da casa em Kumasi. Com este resultado, os ganeses mantêm-se na segunda colocação do grupo, com seis pontos, um atrás da líder, Zâmbia, que perdeu boa chance de manter a frente na ponta ao empatar em 1 a 1 com Lesoto, também neste domingo.

O Sudão, por sua vez, ocupa a quarta posição no grupo, com um ponto, enquanto Lesoto, com dois pontos, é o terceiro colocado. Gana e Sudão voltam a defrontar-se a 7 de junho deste ano, ainda sem local definido, em jogo válido pela quarta jornada. No mesmo dia, Zâmbia recebe Lesoto, em duelo também sem estádio divulgado.

Etiópia vence e lidera

Já pelo Grupo H, Mali conseguiu importante vitória sobre Ruanda fora de casa, por 2 a 1, e assumiu a liderança com seis pontos em três jornadas. Benin, que tem quatro pontos, ainda pode recuperar a ponta, mas a Argélia, que soma três e é sua adversária na próxima terça, também está de olho no alto da tabela.

A Etiópia, por sua vez, continua a surpreender. Com um gol no fim, a equipe derrotou Botswana por 1 a 0 e assumiu a liderança do Grupo A, com sete pontos, dois a mais que a África do Sul.

Já Cabo Verde perdeu jogo duro fora de casa, por 4 a 3 diante de Guiné Equatorial. Foi a terceira derrota seguida da equipe, que praticamente dá adeus ao sonho da classificação, enquanto Guiné Equatorial soma quatro. No Grupo B, a Tunísia lidera com 100% de aproveitamente em três jogos.

 

Confira os resultados dos jogos realizados no sábado e domingo:

África do Sul 2 x 0 República Centro-Africana

Tunísia – Serra Leoa 2-1

Namíbia – Malawi 0 – 1

Nigéria – Quénia 1 – 1

Congo – Gabão 1 – 0

Camarões – Togo 2-1

Senegal-Angola 1-1

Côte d’Ivoire – Gâmbia 3-0

Tunísia –Serra Leoa 2- 1

Tanzânia 3 x 1 Marrocos

Etiópia 1 x 0 Botsuana

Lesoto 1 x 1 Zâmbia

Moçambique 0 x 0 Guiné

Ruanda 1 x 2 Mali

República Democrática do Congo 0 x 0 Líbia

Gana 4 x 0 Sudão

Libéria 2 x 0 Uganda

Guiné Equatorial 4 x 3 Cabo Verde

Os dois últimos jogos da terceira jornada (Egito x Zimbábwe e Argélia x Benin) serão disputados esta terça-feira, dia 26 de março.

As eliminatórias africanas para o Mundial de futebol contam com a participação de 52 países, sendo que 40 disputam a fase de grupos. Os líderes de cada um dos dez grupos apuram-se para a terceira eliminatória, onde são divididos em dois grupos, no sistema eliminatório de duas mãos.

Os cinco melhores colocados asseguram um lugar no Brasil em 2014.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!