Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aprenda a fazer backup do Gmail

Há poucos dias, o Gmail (serviço de emails da Google) sofreu uma avaria bastante grave, resultando daí a perda de mensagens e contactos de mais de 150 mil usuários. Se você teve sorte e não foi atingido pela falha, deve ter ficado com frio na barriga apenas por imaginar os problemas que poderiam ser gerados com isso.

Infelizmente a falha no sistema da Google gerou desconfiança por grande parte dos usuários, pois não se sabe se foi uma queda pontual ou se mais contas serão atingidas pela reinicialização em breve. Se você não quer sofrer com a angústia, pode baixar e instalar o Gmail Backup, um software leve e simples para realizar o backup de todas as mensagens e anexos enviados e recebidos pela conta.

Pré-requisitos

Para que possa realizar os backups, você precisa de uma conta nos servidores do Gmail ou de qualquer serviço de email que utilize a plataforma Google Apps. Além disso, instalar o software Gmail Backup é muito recomendado. Vá ao endereço http://www.gmailbackup. com/download e baixe o arquivo.

Faça você mesmo

Não há segredos na utilização do Gmail Backup. Com apenas algumas rápidas configurações você já pode ordenar a inicialização do backup. No primeiro campo (Gmail Login), é necessário inserir o endereço de email em que será realizado o backup. Logo abaixo é necessário digitar a senha da sua conta, para que o servidor possa ser acessado pelo Gmail Backup.

Em “Backup Folder” você pode escolher uma pasta do seu sistema operacional para salvar todos os arquivos recuperados (inclusive marcadores). Também é de suma importância escolher as datas que englobam o backup. “Since date” é a data inicial escolhida e “before date” é a data final.

Se você já fez o backup anteriormente, pode marcar a opção “Newest Emails Only”, que captura apenas as últimas mensagens recebidas e enviadas. Quando todas as configurações estiverem feitas, basta clicar sobre o botão “Backup” e aguardar enquanto o download dos arquivos é realizado.

Fui atingido! E agora?

Se ocorrer outra falha nos servidores do Gmail e a sua conta acabar por ser atingida, você poderá realizar a restauração de todas as mensagens rapidamente. Para isso, tudo o que é necessário fazer é localizar a pasta dos backups e clicar sobre o botão “Restore”. Esta parte do processo é um pouco mais lenta, pois depende da velocidade de uploads da rede utilizada.

Viu como é simples? Agora só precisa de se lembrar de salvar os seus backups num local seguro, para evitar que algum usuário tenha acesso às informações contidas nele. É interessante notar que o Gmail Backup funciona também para quem quer passar as mensagens de uma conta para outra.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!