Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apreciação do Metical beneficia Lusovinhos

A valorização da divisa moçambicana, o Metical, face às principais moedas externas de maior circulação em Moçambique, está a gerar resultados económicos positivos na companhia luso-moçambicana Lusovinhos, sedeada nos arredores da cidade do Maputo e produtora de vinhos e aguardentes.

A avaliação é de João Francisco, responsável daquela firma, em declarações ao Correio da manhã, destacando que, “para este ano de 2011, as previsões são bem positivas, em particular nos nossos produtos de bebidas onde prevemos agravamento dos preços devido à apreciação do Metival, face ao Dólar dos Estados Unidos da América e ao Rand, por exemplo”.

Entretanto, apesar de um ligeiro crescimento de 0,46% da inflação registada na cidade do Maputo e 0,53%, em Moçambique, em Novembro de 2011, a constante desvalorização do Rand face ao Metical concorreu para aquele nível de incremento do custo geral de vida, segundo Perpétua Michangula, chefe do Departamento de Preços e Conjuntura do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Ela indicou que a factura de Moçambique registada em Novembro passado na aquisição de produtos alimentares e não alimentares da África do Sul não foi tão elevada “como teria sido se o Rand tivesse sido valorizado em relação ao Metical”.

Até Dezembro de 2010 a inflação em Moçambique foi de 12,43%, o que constituiu um retorno à taxa de inflação de dois dígitos, pela primeira vez em sete anos e acima da meta do Governo de 9,5%, no período em análise.

Este incremento resultou do agravamento nos preços dos alimentos de produção nacional e importados e ainda dos combustíveis devido à depreciação então registada da divisa moçambicana face ao Dólar dos EUA e Rand, da África do Sul.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!