Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique quarta economia mundial mais dinâmica

Moçambique deverá ser a quarta economia mundial mais dinâmica entre 2011 e 2015, depois de ter sido a sétima no período compreendido entre 2001 e 2010, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI). Segundo a mesma projecção, o crescimento económico de Moçambique rondará a casa dos 7,7%, entre 2011-2015, contra 7,9% de 2001-2010.

Esta instituição financeira mundial destaca ainda que, nos próximos cinco anos, Moçambique estará acima da Tanzânia, cuja dinâmica de crescimento será de 7,2%, Vietname (7,2%), Gana e Congo (7%), Zâmbia e Nigéria com níveis de crescimento a rondarem os 6,9% e 6,8%, respectivamente.

No mesmo período, o crescimento da economia da China estará na banda de 9,5%, contra 8,2% da Índia e 8,1% do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da Etiópia, enquanto na década de 2001- 2010 Angola registou a primeira posição com o PIB de 11,1%, contra 10,5% da China e 8,2% de Casaquistão.

Abaixo de Moçambique estiveram as economias do Chade, Camboja e Ruanda com crescimentos de 7,9%, 7,7% e 7,6%, respectivamente.

Este nível de crescimento anual do PIB excluiu países com menos de 10 milhões de habitantes, o Iraque e o Afeganistão por razões não especificadas pelo FMI.

Países mais atractivos

No que tange a países mais atractivos de África, o FMI coloca Moçambique no grupo de “outras economias atractivas” logo a seguir ao grupo de “maiores países do continente” que são África do Sul e Nigéria, enquanto Angola, Sudão, Guiné Equatorial, Congo e Sudão são “países que apresentam problemas à criação de negócios”.

Frisa-se, entretanto, que, na óptica do FMI, o Índice Empresarial expressa a facilidade de fazer negócios no país com base em critérios como competitividade, liberdade económica e corrupção.

O crescimento do PIB refere-se, por seu turno, à previsão do PIB para o período de 2011 e 2016.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!