Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apoio francês reduzido em 31 milhões de euros

A ajuda da França com vista à viabilização de projectos de desenvolvimento socioeconómico de Moçambique e apoio ao Orçamento do Estado reduziu em 31 milhões de euros, em 2011, para 45,6 milhões, contra 76,6 milhões de euros canalizados para o país em 2003.

Os projectos financiados no período em análise estão ligados aos sectores de Telecomunicações, Energia, Água e Saneamento, Agricultura, Meio Ambiente, Turismo e outros desenvolvidos pelo sector privado, segundo um documento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) a que o Correio da manhã teve acesso.

Aquela instituição não avança as razões daquela redução, mas salienta que, no global, no período 2003/2011, a França canalizou para Moçambique cerca de 276,2 milhões de euros em apoio ao desenvolvimento socioeconómico de Moçambique e ao seu Orçamento do Estado.

O sector de Energia foi o que mais beneficiou de fundos franceses naquele período, acumulando 35,8% do total do valor canalizado, de acordo ainda com a AFD.

Parte dos empréstimos concedidos pela França, em 2011, foi para a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH) e serviu para a implementação da segunda fase do projecto de expansão da produção de gás natural em Temane, na província de Inhambane, no valor de 35 milhões de euros.

A consolidação do desenvolvimento do Parque Nacional das Quirimbas, em Cabo Delgado, Parque Nacional do Limpopo, em Gaza, reabilitação do serviço de gastroenterologia do Hospital Central de Maputo e fomento da aquacultura de camarão foram outros dos projectos viabilizados pelo Governo moçambicano e sector privado com apoio financeiro da França, segundo destaca ainda o documento da Agência Francesa de Desenvolvimento.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!