Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique espera arrecadar USD 119 milhões na exportação de açúcar

Até finais de 2012, Moçambique espera arrecadar cerca de 119 milhões de dólares norte-americanos correspondentes a uma receita resultante da exportação das cerca de 25 mil toneladas de açúcar para a União Europeia.

Durante o primeiro semestre deste ano, a indústria açucareira exportou 53.583 toneladas de açúcar para o mesmo mercado, no âmbito da iniciativa EBA e de parcerias económicas, segundo o Centro de Promoção Agrária do Ministério da Agricultura.

Esta exportação valeu para Moçambique cerca de 25,5 milhões de dólares, de acordo ainda com a fonte.

Até ao final do primeiro semestre de 2012, as quatro açucareiras moçambicanas processaram um total de 964.430 toneladas de cana que resultou numa produção de 102.256 toneladas de açúcar e 34.233 toneladas de melaço.

Esta produção representou um aumento em relação ao mesmo período do ano anterior de 24%, indica o CEPAGRI, ajuntando que com esta produção o nível de progresso da campanha até o fim do semestre, em relação às estimativas da produção para a campanha 2012, foi de 25%, para cana, e 22% na produção de açúcar e melaço.

As últimas estimativas desta campanha indicam que a indústria irá produzir cerca de 3,9 milhões de toneladas de cana, 470 mil toneladas de açúcar e 154.684 toneladas de melaço.

Com esta produção prevista para 2012, o país estará em condições para satisfazer as necessidades do mercado nacional e volumes consideráveis de excedentes para exportação, refere, a terminar, a nota do Centro de Promoção Agrária do Ministério da Agricultura.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!