Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alunos internos debatem-se com falta de camas no centro de recursos para deficientes

A abertura do ano lectivo no Centro Regional de Recursos de Educação Inclusiva (CREI), em Nampula, está demorada devido a falta de camas e equipamento de cozinha.

Em virtude disso, Cem crianças, maior parte delas portadoras de deficiência das províncias de Niassa, Cabo-Delgado e Nampula e que se matricularam para frequentar aquele estabelecimento de ensino no presente ano, ainda continuam nas casas dos seus pais e encarregados de educação, a aguardar que o problema seja resolvido, não se sabe quando.

Olinda de Jesus, directora da instituição explicou que estamos a registar demora na entrega de 224 camas, para além de equipamento para a cozinha e o refeitório para as crianças.

O Centro Regional de Recursos de Educação Inclusiva é um estabelecimento de ensino primário, técnicoprofissional e vocacional, com atendimento psicopedagógico especializado, com um programa de formação profissional direccionado.

Funciona num edifício construido há dois anos e que comporta 13 salas de aulas, 4 das quais especializadas para leccionação de cursos de carpintaria, serralharia, culinária, corte e costura.

Além de estar apetrechado de um internato constituído por dois dormitórios, campo de futebol, residência para gestores, num investimento na ordem de 5 milhões de dólares americanos. Contudo, segundo apuramos, os edifícios apresentam sérios problemas técnicos de acabamento.

Tal é o caso da falta de rampas em algumas entradas e de saídas de emergência dos dormitórios, bebedores, armazém para acondicionamento de comida e outros materiais, casas de professores, espaço para lazer, para além das deficiências constatadas no sistema de drenagem das águas de chuva, de captação e distribuição da água, entre outras irregularidades que o fiscal não foi capaz de detectar atempadamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!