Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alunos com cárie dentária têm baixo aproveitamento escolar

A maioria das crianças moçambicanas com cárie dentária tem tido baixo aproveitamento pedagógico e evidencia cavados sinais exteriores de falta de auto-estima perante os seus colegas de escola, segundo Leornado Chavane, director nacional adjunto da Saúde Pública e porta-voz do Ministério da Saúde (MISAU).

Chavane estima, entretanto, que cerca de 90% de pacientes que vão à unidade sanitária para tratamento e/ou consulta médica com dores de dentes sofrem de cárie dentária, lamentando, de seguida, a solicitação tardia do médico dentista por parte dos adultos.

“Para um adulto extrair dente é uma fatalidade, sendo incompreensível que uma pessoa com essa idade tenha dentes estragados”, enfatizou Chavane, adiantando que este tipo de procedimento representa “mau exemplo para os seus filhos”.

O porta-voz do Ministério da Saúde falava esta terçafeira, no Maputo, por ocasião do início, hoje, quarta-feira, no país, da campanha nacional sobre Saúde Oral, cobrindo cerca de cinco milhões de crianças em idade Pré-Escolar e Primária do 1º Grau.

O evento visa incentivar boas práticas de higiene e observância de dietas adequadas e terá a duração de uma semana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!