Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alemanha dá mais de 16,5 milhões de euros a Moçambique ao abrigo de novo acordo

O Governo moçambicano assinou em Maputo um acordo adicional de cooperação financeira com a Alemanha, no valor de 16,5 milhões de euros, totalizando 130 milhões de euros até 2011 para o Orçamento do Estado e Educação.

 

 

O acordo assinado entre o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação moçambicano, Henrique Banze, e o embaixador da Alemanha em Moçambique, Ulrich Wilhelm, vem complementar a ajuda financeira já concedida ao país em Abril.

Na altura, os dois Estados assinaram acordos de cooperação financeira e técnica no valor de 113,5 milhões de euros, referentes ao período 20092011, para os sectores da educação, descentralização para o desenvolvimento rural, apoio directo ao Orçamento do Estado (OE) e desenvolvimento económico e sustentável.

Do valor hoje acordado, mais 10 milhões de euros vão apoiar directamente o OE, sendo que 2,5 milhões irão ajudar a Assembleia da República, o Tribunal Administrativo, a Autoridade Tributária e a sociedade civil, instituições envolvidas no processo de apoio orçamental.

Os restantes 4 milhões de euros servirão para financiar o Programa Estratégico de Educação, nomeadamente a construção e equipamento de escolas.

Este ano a área da Educação foi a que recebeu mais dinheiro da verba assinada em Abril, com 47 milhões de euros (dos 113,5 milhões) a serem atribuídos ao Fundo de Apoio ao Sector de Educação, utilizado pelo Governo moçambicano para construir escolas (60%) e financiar outras componentes, como mobiliário (40%).

Para o apoio técnico, a Educação recebeu também 2 milhões de euros. A cooperação alemã em Moçambique, disse na ocasião Ulrich Wilhelm, continua a concentrar-se nas províncias de Inhambane, Sofala e Manica (centro) e, entre 2004 e 2007, contribuiu para a construção de salas de aula para 10.000 alunos, devendo mais 7.000 beneficiar de melhores condições até ao final do ano.

“Moçambique é dos parceiros de cooperação mais importante em África”, realçou o embaixador, cujo país aumentou o volume de doação em 21 milhões de euros.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!