O sector da agricultura deverá beneficiar de perto de 63 milhões de meticais para aplicar em trabalhos de pesquisa do real potencial de Moçambique em termos de culturas alimentares.
O valor acaba de ser disponibilizado pelo Vietname, devendo o programa ser implementado ao longo dos próximos três anos em várias regiões do país. Para o efeito, aquele país da Ásia enviou, no início deste ano de 2014, seis especialistas em agricultura para apoiar o programa nacional de segurança alimentar.
Para além da agricultura, educação e comunicações, o Vietname está interessado em diversificar as suas áreas de cooperação com Moçambique. Por seu turno, Moçambique aponta os sectores da aquacultura e transportes como estratégicos na cooperação com o Vietname.
O ramo de transporte marítimo, por exemplo, é de capital importância pelo facto de o país possuir uma extensa linha costeira, segundo o Ministério da Planificação e Desenvolvimento (MPD). Saliente-se que a Movitel, uma companhia de telefonia móvel, é constituída por capitais vietnamitas e moçambicanos.