Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Agentes económicos das áreas da Indústria e Transporte cépticos com clima económico em Julho

O cepticismo dos agentes económicos das áreas produtivas da Indústria e dos Transportes agravou-se em Julho de 2011, prolongando-se, desta forma, pelo segundo mês consecutivo a sua avaliação negativa sobre confiança do Indicador do Clima Económico em Moçambique.

Contudo e segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), em Julho passado, aquele indicador continuou a aumentar, “mas a uma baixa magnitude”, facto que indicia alguma evolução tímida das economias dos países desenvolvidos registada no primeiro semestre de 2011, segundo a mesma instituição. Esta última avaliação abonatória deveu-se às previsões favoráveis da procura e de emprego futuro, no período em análise, depois de registo de queda em Junho último, explica o INE, destacando que, sectorialmente, o Indicador do Clima Económico continuou a recuperar de uma forma ligeira devido à apreciação favorável pelo segundo mês consecutivo, das áreas do Comércio, Construção e de Outros Serviços Financeiros, segundo o coordenador da Produção do Inquérito de Conjuntura do INE, Alberto Cossa.

Justificando, entretanto, o cepticismo dos agentes económicos das áreas da Indústria e dos Transportes, Cossa indicou a concorrência desleal que se regista nas transacções comerciais de produtos nacionais e importados, facturação do volume do negócio muito baixo nos meses de Junho e Julho últimos e elevados custos operacionais. Por outro lado, os décimos jogos africanos a decorrerem no Maputo foram apontados por Cossa como estando a contribuir para a recuperação da confiança devido a projecções de aumento de reservas turísticas motivadas pela sua realização entre os dias 3 e 18 de Setembro de 2011, em Moçambique.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!