Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Agentes da PRM na África do Sul

Moçambique vai enviar à África do Sul oficiais da Polícia para ajudarem nas operações de segurança durante o Campeonato Mundial de Futebol a decorrer entre 11 de Junho e 11 de Julho.

De acordo com o Comando- Geral da Polícia da República de Moçambique, esses agentes vão se juntar a outros 44 mil treinados pelas autoridades sul-africanas para cuidar da segurança durante a prova que vai decorrer em dez novos e/ou modernizados estádios da África do Sul. O número de agentes que a PRM vai destacar para a África do Sul deverá ser conhecido ainda esta semana.

A África do Sul partilha uma extensa linha de fronteira com a região Sul de Moçambique e as autoridades dos dois países têm regularmente colaborado no combate ao crime transfronteiriço. Falando esta terça-feira à Imprensa, o porta-voz do Comando- Geral da Polícia da República de Moçambique, Pedro Cossa, afirmou que os oficiais da Polícia moçambicana vão participar em funções de comando e recolha de informação relevante sobre a segurança do Mundial de Futebol.

“A África do Sul pediu a nossa cooperação para o sucesso do Mundial de Futebol e em resposta vamos destacar oficiais de vários ramos da Polícia, incluindo a Polícia de Investigação Criminal e a Polícia de Protecção”, afirmou o portavoz do Comando-Geral da Polícia moçambicana. Segundo Pedro Cossa, garantir que o Mundial se realize em segurança é também preocupação para Moçambique, “tendo em conta a mobilidade das quadrilhas de assaltantes à mão armada, que têm vindo a ser encurraladas pela Polícia sul-africana à medida que se aproxima a data do início da Copa”.

“O Campeonato Mundial de Futebol não é só preocupação do país realizador, é também nossa preocupação e de toda a região da África Austral, porque é o prestígio da região que está em causa”, enfatizou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia moçambicana. Para terem um quadro credível sobre os esforços da África do Sul para um Mundial seguro, os comandantesgerais da Polícia dos países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vão encontrar-se entre os dias 19 e 20 deste Maio, informou ainda Pedro Cossa.

“O Campeonato Mundial de Futebol/2010 e outros aspectos ligados à segurança na África Austral estarão no centro das nossas atenções”, sublinhou o porta-voz do Comando-Geral da Polícia moçambicana.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!