Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket: Moçambique no Afrobasket de Abijan

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina carimbou o passaporte para o campeonato africano da modalidade, prova que vai decorrer no próximo mês de Agosto na capital da Costa do Marfim, Abijan. Para conseguir tal feito, Moçambique venceu o torneio preliminar da Zona VI no último fim-de-semana, ao derrotar na final a sua congénere da Zâmbia.

Depois de ter relaxado na partida das meias-finais diante do Botswana, que não passou de um jogo-treino ao vencer por 86 a 44, a selecção nacional entrou para a grande final bastante arrojada, não dando, logo de princípio, espaços para que o adversário pudesse sequer pensar. Ao fim do primeiro período, o marcador indicava 10 pontos de vantagem a favor de Moçambique, com o resultado fixado em 21 a 11.

No segundo, que antecedeu o intervalo, o conjunto de Milagre Mabote entrou tão mal que viu a Zâmbia potenciar o seu jogo ofensivo, tendo reduzido a desvantagem para cinco pontos. Macome irritou-se diante da tamanha inoperância dos seus jogadores e pediu um desconto de tempo para, manifestamente, corrigir o que não estava bem. Depois disso, a equipa de todos nós voltou forte e conseguiu terminar o período a vencer por 34 a 23.

Com David Canivete e Custódio Muchate a liderar as investidas ofensivas da selecção nacional, a Zâmbia mostrou-se desnorteada no terceiro e penúltimo período ao permitir que se ampliasse a desvantagem para 24 pontos.

Sem nada a discutir no quarto período do jogo, aos atletas de Moçambique coube deliciar o pavilhão do Desportivo de Maputo (incluindo a própria equipa adversária) com bons momentos de espectáculo – que o diga quem lá esteve presente. 78 a 38 foi o resultado final, triunfo que coloca Moçambique na fase final do Campeonato Africano de Basquetebol, prova que vai decorrer em Abijan, capital da Costa do Marfim, em Agosto próximo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!