A selecção nacional de basquetebol sénior masculina carimbou o passaporte para o campeonato africano da modalidade, prova que vai decorrer no próximo mês de Agosto na capital da Costa do Marfim, Abijan. Para conseguir tal feito, Moçambique venceu o torneio preliminar da Zona VI no último fim-de-semana, ao derrotar na final a sua congénere da Zâmbia.
Depois de ter relaxado na partida das meias-finais diante do Botswana, que não passou de um jogo-treino ao vencer por 86 a 44, a selecção nacional entrou para a grande final bastante arrojada, não dando, logo de princípio, espaços para que o adversário pudesse sequer pensar. Ao fim do primeiro período, o marcador indicava 10 pontos de vantagem a favor de Moçambique, com o resultado fixado em 21 a 11.
No segundo, que antecedeu o intervalo, o conjunto de Milagre Mabote entrou tão mal que viu a Zâmbia potenciar o seu jogo ofensivo, tendo reduzido a desvantagem para cinco pontos. Macome irritou-se diante da tamanha inoperância dos seus jogadores e pediu um desconto de tempo para, manifestamente, corrigir o que não estava bem. Depois disso, a equipa de todos nós voltou forte e conseguiu terminar o período a vencer por 34 a 23.
Com David Canivete e Custódio Muchate a liderar as investidas ofensivas da selecção nacional, a Zâmbia mostrou-se desnorteada no terceiro e penúltimo período ao permitir que se ampliasse a desvantagem para 24 pontos.
Sem nada a discutir no quarto período do jogo, aos atletas de Moçambique coube deliciar o pavilhão do Desportivo de Maputo (incluindo a própria equipa adversária) com bons momentos de espectáculo – que o diga quem lá esteve presente. 78 a 38 foi o resultado final, triunfo que coloca Moçambique na fase final do Campeonato Africano de Basquetebol, prova que vai decorrer em Abijan, capital da Costa do Marfim, em Agosto próximo.