Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket: Moçambique humilha o Zimbabwe no acerto do calendário

Afrobasket: Moçambique humilha o Zimbabwe no acerto do calendário

Em jogo de acerto de calendário da primeira jornada do grupo A, a selecção nacional de Moçambique derrotou, de forma humilhante, a sua congénere do Zimbabwe por 117 a 28. Rute Muianga e Deolinda Ngulela destacaram-se neste confronto.

Na noite deste domingo (22), Nazir Salé alinhou no cinco inicial com Deolinda Ngulela, Cátia Halar, Rute Muianga, Leia Dongue e com a experiente Clarisse Machanguana. Em comparação com a equipa que entrou para defrontar o Egipto na partida de estreia, a grande novidade foi Clarisse que substituiu Deolinda Gimo.

E não tardou para que a nossa selecção mostrasse garras diante de um Zimbabwe fraco que nem conseguia chegar com precisão à tabela da sua adversária. Disputados apenas dois minutos, a equipa daquele país vizinho já perdia por 10 a 0, sendo que os primeiros pontos foram apontados por Dorcas Marondera quando faltavam sete para o fim do primeiro período.

Diferentemente do sucedido no primeiro jogo diante do Egipto, o conjunto de Nazir Salé mostrou-se metódico e entrosado quer na defensiva, quer no ataque. A pressão alta, ou seja, defender a partir da saída da quadra do adversário, sufocou por completo o Zimbabwe que cedo “atirou a toalha ao chão”. 35 a 12 até ao fim do primeiro tempo.

No segundo, Salé operou mudanças profundas para refrescar a equipa, lançando para o jogo Deolinda Gimo, Anabela Cossa, Valerdina Manhonga e Odélia Mafanela. A atitude da selecção foi a mesma: ataques continuados; pressão alta; e lançamentos a partir do exterior. O Zimbabwe revelou mais dificuldades de estar na partida.

A cinco minutos do fim do segundo período, quando as “nossas meninas” venciam por 7 a 0, a selecção senegalesa, cotada como a mais forte deste grupo A, que estava a assistir ao jogo, abandonou o pavilhão do Maxaquene para ir treinar no do Desportivo de Maputo, mesmo ao lado. Porém não viu o “mister” Nazir Salé a cambiar o sistema de jogo, passando a privilegiar a defesa “zona” e os passes com profundidade para o interior. 67 a 18 até ao intervalo.

No reatamento, o aspecto físico corrompeu de vez as jogadoras do Zimbabwe que não conseguiram conduzir com sucesso as suas jogadas de ataque. Revelaram cansaço e diga-se, em abono da verdade, que não viam o tempo a passar. Moçambique continuou a passear a classe e ao fim do terceiro período estava a quatro pontos dos cem.

No último tempo, a nossa selecção caiu de rendimento revelando total desacerto e descoordenação sobretudo nas saídas ao ataque, um detalhe não aproveitado pelas zimbabweanas que tanto aguardavam pelo apito final. Anabela Cossa foi a jogadora que mais se destacou neste quarto ao converter cinco triplos, fazendo com que Moçambique chegasse aos 117 pontos contra apenas 28 do adversário.

Rute Muianga e Deolinda Ngulela em destaque

A capitã da selecção nacional, Deolinda Ngulela, foi a grande maestrina da selecção nacional. Revelou-se, ao longo dos 26 minutos e 42 segundos que teve na partida, uma verdadeira líder. Soube colocar a equipa ao ataque; soube dirigir os processos defensivos, sobretudo os da pressão alta; e soube, ainda, atacar a tabela com precisão atingindo a marca dos 28 pontos e dois ressaltos.

Rute Muianga, por sua vez, foi a melhor marcadora com 29, enquanto Leia Dongue destacou-se nos ressaltos com onze de um total de 47 da nossa selecção. Clarisse Machanguana evidenciou-se nos lançamentos livres ao converter seis em oito tentativas.

De lembrar que este jogo foi adiado na última sexta-feira (20) em virtude do Zimbabwe ter chegado tardiamente a Maputo. Moçambique volta a entrar em campo nesta segunda-feira (23) às 19 horas diante da Argélia, naquilo que poderá ser o seu primeiro teste de ferro.

Quadro de jogos desta segunda-feira (23):

10h00: Cabo Verde X Camarões

12h15: Zimbabwe X Senegal

14h30: Angola X Quénia

16h45: Egipto X Costa do Marfim

19h00: Moçambique X Argélia

21h15: Nigéria X Mali

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!