Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África Próspera, Pacífica, Vital para Comunidade Mundial, Diz Obama

África Próspera

Uma África próspera e em paz é vital para os interesses dos Estados Unidos e do resto do mundo, diz o Presidente Obama, acrescentando que o futuro de África está nas mãos dos africanos. Obama, em Nova Iorque para a Assembleia Geral das Nações Unidas, fez essa observação durante um almoço que ofereceu a 25 líderes africanos da África Subsariana. A Secretária de Estado Hillary Rodham Clinton, o Conselheiro para a Segurança Nacional Jim Jones, a Embaixadora Susan Rice e o Comissário da União Africana Jean Ping também estiveram presentes.

Numa conferência de imprensa depois do almoço, Michelle Gavin, assistente especial do presidente e directora principal para os Assuntos Africanos no Conselho Nacional de Segurança, descreveu o evento como um esforço para promover o diálogo e desenvolver os temas abordados pelo Presidente Obama no seu discurso em Accra, Gana, em Julho. (Ver transcrição de Discurso de Obama no Gana). Em particular, disse Gavin, Obama sublinhou a importância de parcerias e da promoção de oportunidades em África através da criação de emprego, incentivos ao investimento e reforço do sector agrícola e da produtividade agrícola.

O presidente também aproveitou o seu discurso de abertura para realçar a importância de se acabar com a corrupção a fim de promover o comércio, o investimento e a criação de emprego. Segundo Gavin, Obama foi breve e aproveitou o almoço como uma oportunidade de ouvir o que os líderes africanos tinham a dizer sobre estas questões. A Presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf abordou os desafios da criação de emprego para jovens africanos. Ela disse que o desafio demográfico de África, populações muito jovens, aumenta a pressão nos mercados de trabalho e realçou a necessidade de educação.

Também sublinhou a importância de programas que criem oportunidades para mulheres e raparigas africanas. O Presidente Paul Kagame do Ruanda falou acerca de comércio e investimento em África. O Ruanda acabou de ser designado principal reformador mundial pelo relatório do Banco Mundial Doing Business 2010: Reforming through Difficult Times, observou Kagame e descreveu a experiência do Ruanda quanto à criação dum clima favorável ao investimento.

Kagame salientou a importância de iniciativas e infra-estruturas regionais, que criarão crescimento a longo prazo em África. Kagame também falou acerca de questões de saúde em África, reconhecendo a importância das iniciativas mundiais existentes na área da saúde e apelando a que seja concedida uma maior atenção a infra-estruturas de saúde em geral. O Presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete, conduziu a discussão sobre agricultura e crescimento económico orientado para a agricultura em África.

Segundo Gavin, a discussão dos participantes sobre a nova atribuição internacional de $20 mil milhões para a segurança alimentar, anunciada na Cimeira do Grupo de Oito, foi uma oportunidade para conhecer as opiniões dos dirigentes africanos sobre este assunto. (Ver “Países do G8 Propõem $20 Mil Milhões em Ajuda Alimentar”). Para informação adicional, queira consultar a transcrição da conferência de imprensa de Michelle Gavin.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!