Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul destaca embarcação para patrulhar canal de Moçambique

A vizinha África do Sul destacou uma fragata para patrulhar o Canal de Moçambique, entre o Madagáscar e a Costa Oriental de África que tem sido alvo de ataques perpetrados por piratas somalis.

Este é o primeiro dispositivo militar colocado pela África do Sul na região para combater os piratas da Somália, juntando, assim, o seu nome à luta internacional contra a pirataria, segundo noticia a Rádio Moçambique, estação pública.

Trata-se do navio “SAS Mendi” que vai juntar-se a cinco outras fragatas e 18 embarcações de capacidade média envolvidas no combate à pirataria.

A Marinha de Guerra da África do Sul há já algum tempo que está a preparar uma força para patrulhar o Canal de Moçambique. A mesma força vai integrar a fragata e um navio de apoio à logística e permanecerá no Canal de Moçambique por mais de um mês.

A bordo da fragata estarão membros da força de elite da Marinha de Guerra sul-africana e um helicóptero militar, que sobrevoará a região, numa missão de rotina.

Informações militares e de peritos em matéria da pirataria daquele país indicam que dois navios foram atacados há dias no Canal de Moçambique, situação que está a preocupar toda a região da Comunidade de Desenvolvimento da África do Austral (SADC).

Especialistas militares sul-africanos dizem que os piratas olham para o Canal de Moçambique como uma mina de ouro, onde podem lançar as suas operações sem enfrentar uma grande resistência.

Henri Boshoff, analista no Instituto sul-africano dos Estudos de Segurança Militar, disse que a medida de enviar uma força ao Canal de Moçambique far-se-á no âmbito de uma resposta da SADC a ameaças da pirataria na região.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!