Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul compromete-se a estreitar relações com Sofala

As autoridades Sul Africanas acabam de expressar o seu comprometimento em estreitar cada vez mais as relações entre o seu País e a Província de Sofala, no Centro de Moçambique – segundo deu a conhecer ontem ao nosso jornal o Director Provincial das Obras Públicas e Habitação, Marcelo Amaro.

Na qualidade de Membro do Governo Provincial de Sofala, Marcelo Amaro acompanhou há dias a primeira visita a este ponto do País do novo Alto Comissário Sul Africano em Moçambique, Dikgang Moopeloa. Em contacto com O Autarca, ontem a tarde, no seu gabinete de trabalhos, Amaro revelou o interesse demonstrado pelos sul africanos em explorar as potencialidades que a Província de Sofala oferece, nomeadamente nos domínios Energético, Agricultura, Transportes e Comunicações, Desenvolvimento de Infra-Estruturas, Recursos Hídricos, Turismo, Lazer, Entretenimento e Desporto.

Além destas, importa salientar que Sofala também possui grandes potencialidades sobretudo no sector das Pescas, o que justifica uma das maiores empresas pesqueiras em Moçambique estar baseada nesta província, nomeadamente a Pescamar. Amaro explicou que a visita de Dikgang Moopeloa a Sofala tinha em vista a sua apresentação na qualidade de novo Alto Comissário Sul Africano em Moçambique, além de conhecer as potencialidades e ver as possibilidades de trabalho entre esta província e o seu País.

Nessa sua primeira deslocação a Província de Sofala, que aconteceu entre os dias 25 e 26 de Maio último, Moopeloa fazia-se acompanhar de uma representante da ESKON, Companhia de Electricidade Sul Africana e ainda de dois assessores designadamente um para a área Económica e outro para a área Política, além de um funcionário do Barklays, pertencente a um dos principais grupos banqueiros sul africano ABSA, o qual serviu de interprete e tradutor.

Refira-se, entretanto, que a África do Sul faz parte dos países principais investidores em Moçambique, tendo no ano passado ocupado a quinta posição com uma contribuição de cinquenta e cinco milhões de dólares, correspondentes a 71 projectos de investimentos. Ao nível da Província de Sofala, em 2009 também ocupou a quinta posição da lista dos principais países investidores, tendo contribuído com 4.4 milhões de dólares – de acordo com dados do Centro de Promoção de Investimentos (CPI), fornecidos ao nosso jornal

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!